Política | 20-10-2018 12:02

Há consenso para o futuro do Campo Infante da Câmara

Há consenso para o futuro do Campo Infante da Câmara

Assembleia municipal aprovou por unanimidade o modelo base de requalificação desse espaço nobre da cidade.

A Assembleia Municipal de Santarém aprovou por unanimidade o modelo base de requalificação do Campo Emílio Infante da Câmara, um espaço nobre da cidade onde até 1994 decorreu a Feira Nacional de Agricultura. Resta agora saber se é desta que vai haver uma intervenção de fundo nessa área com cerca de 9 hectares ou se, mais uma vez, os projectos ficam na gaveta.

Isso mesmo foi lembrado na sessão extraordinária da assembleia municipal que decorreu na noite de sexta-feira, 19 de Outubro, onde compareceram também algumas dezenas de cidadãos interessados sobre o futuro do antigo campo da feira. Por isso o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), e o presidente da assembleia municipal, Joaquim Neto (PS), pediram aos eleitos o máximo consenso sobre o assunto e, preferencialmente, unanimidade na votação, considerando que essa era uma oportunidade para se fazer história.

E as várias bancadas corresponderam ao apelo, apesar de algumas discordâncias de pormenor em relação ao documento final e a não participação na votação de dois eleitos do PSD, entre eles José Gandarez - ex-presidente da concelhia do partido, adversário interno de Ricardo Gonçalves e presidente da União de Santarém, que há ano e meio apresentou um projecto defendendo a criação de uma cidade desportiva para o Campo Infante da Câmara.

Essa possibilidade ficou agora definitivamente descartada, embora se preveja a criação de espaços para o desporto informal e de jogo e recreio, bem como uma vasta área verde e um equipamento cultural com lotação até 600 pessoas. O espaço para estacionamento também deverá continuar, embora mais encostado à periferia do Campo Infante da Câmara.

A proposta final articulada entre as várias forças políticas, e que agora irá ser trabalhada por técnicos de arquitectura e urbanismo, defende ainda como fundamental a conclusão dos prédios de habitação e comércio inacabados e também que o projecto, no que toca aos espaços verdes, seja adequado ao facto de Santarém ser regularmente uma das cidades mais quentes do país.

Algumas forças políticas (CDU, CDS) defenderam que a Câmara de Santarém e a Misericórdia de Santarém se entendessem com vista à remodelação da Praça de Touros Celestino Graça, propriedade da Santa Casa, mas essa ideia não foi consensual e para já parece também descartada.

A feira quinzenal também vai continuar por ali, pelo menos até que se encontre outro espaço disponível para o efeito e que mereça a concordância dos vendedores. Foi também defendida a articulação da intervenção no Campo Infante da Câmara com a que está prevista para a vizinha Avenida Afonso Henriques.

O presidente da câmara esfriou algum entusiasmo lembrando que dificilmente haverá financiamento da União Europeia e que, por isso, o projecto será para concretizar gradualmente, num horizonte temporal de 10 a 12 anos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo