Política | 06-11-2018 18:34

Ourém aprova orçamento no valor de 42,9 ME com os votos contra da oposição

As propostas aprovadas em reunião de Câmara serão agora remetidas para votação na próxima Assembleia Municipal de Ourém.

O Município de Ourém aprovou o orçamento para 2019 no valor de 42,9 milhões de euros, com os votos contra da oposição (PS), disse o presidente da Câmara, Luís Albuquerque.

Luís Albuquerque (Coligação Ourém Sempre – PSD/CDS) explicou que foi aprovado, na última reunião de câmara, na segunda-feira, um orçamento no valor de 42.961.350 euros, que se traduz num “acréscimo de 7,55% face ao orçamento de 2018”.

Segundo o presidente, o documento prevê um investimento de 3,2 milhões de euros para a Educação e 5,5 milhões de euros para o saneamento nas freguesias de Fátima, Espite e Matas e Cercal.

“Um dos grandes objectivos é o urbanismo. Vamos dar sequência ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) na cidade de Ourém e avançar com a reabilitação da estrada da Loureira, que é fundamental nas acessibilidades a Fátima, que terá um investimento de 7,3 milhões de euros”, revelou Luís Albuquerque.

Segundo o presidente, haverá ainda um “acréscimo no desenvolvimento económico”, com a atribuição de 2,6 milhões de euros para a instalação da StartUp-Ourém, para a aquisição de terrenos na zona industrial de Freixianda e ampliação da zona industrial de Caxarias.

“Temos um investimento total directo previsto de 16 milhões de euros, um aumento de 2,8 milhões de euros”, informou.

O Município de Ourém já tinha também aprovado, por unanimidade, a redução da taxa de IMI de 0,33 para 0,325% para os prédios urbanos.

“Esta medida tem um significado especial para nós, porque sempre o defendemos quando estávamos na oposição. Por uma questão de coerência, teríamos de avançar”, explicou Luís Albuquerque.

A manutenção da participação variável de 05% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no Município de Ourém mantém-se, enquanto a derrama desce de 01,20 para 01,15%.

“O objectivo é continuar a baixar até chegar a 01%”, disse o presidente.

As propostas aprovadas em reunião de Câmara serão agora remetidas para votação na próxima Assembleia Municipal de Ourém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo