Política | 16-11-2018 12:30

Recuperar património é questão civilizacional

Recuperar património é questão civilizacional

Deputado Duarte Marques acusa Governo de esquecer no Orçamento de Estado verbas para recuperar património cultural no distrito de Santarém.

O deputado do PSD, Duarte Marques, eleito pelo círculo de Santarém, critica a escassez de investimento anunciado pelo Governo para o Convento de Cristo e o que considera ser o total esquecimento do Aqueduto de Pegões, ambos em Tomar. As críticas do deputado surgem após a Ministra da Cultura ter anunciado três milhões de investimento a dividir entre o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo.

Duarte Marques considera que é preciso levar o turismo para o interior e que só com o património histórico reabilitado é possível garantir uma oferta de qualidade. “Preservar o nosso património, isso sim é uma questão de civilização”, criticou, aludindo ao facto da nova Ministra da Cultura ter afirmado que as corridas de toiros “não são desta civilização”.

Em relação ao Aqueduto de Pegões, o deputado social-democrata referiu que é “provavelmente” o mais bonito do país mas também o mais desconhecido. “Recentemente foram recuperados os quatro pilares principais através de verbas do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) que o anterior Governo tinha reservado no Portugal 2020 (para investimentos territoriais integrados) e que garantiram 85% do financiamento, sendo o restante suportado pela Câmara de Tomar”, sublinhou o deputado. Acrescentou que desde as verbas reservadas no FEDER pelo Governo PSD/CDS para a recuperação do património que não voltou a haver qualquer esforço significativo da maioria de esquerda para investir no património do distrito de Santarém.

O deputado, natural de Mação, questionou ainda a ministra da Cultura, tendo em conta que tutela a RTP e sabendo-se das suas posições sobre as corridas de toiros, “se ia ousar interferir na programação do canal público e impedir a transmissão de corridas de toiros”.

Duarte Marques pediu ainda à ministra da Cultura o seu empenhamento num maior financiamento ao Museu Nacional Ferroviário e apoio à sua integração da Rede Portuguesa de Museus.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo