Saúde | 19-11-2016 10:01

Hospital de VFX debate transição segura de doentes

Congresso internacional promovido pelo Hospital de Vila Franca de Xira e pelos centros de saúde.

O Hospital de Vila Franca de Xira, em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), promoveram o primeiro congresso internacional de gestão e transição segura.

O projecto "transição segura", tema central do evento, põe foco na pessoa e na família, tendo o objectivo de capacitar o utente e o familiar/cuidador para garantir um bom e seguro regresso a casa, após a hospitalização. "Da maternidade para casa", "A criança com diabetes entre contextos de vida", "A pessoa com doença mental", "A pessoa adulta com necessidade de continuidade de cuidados", "Da urgência para a comunidade" ou "Trabalho em equipa como garantia da transição" foram alguns dos painéis abordados.

Segundo o hospital, este evento multidisciplinar contou com a participação de profissionais peritos em diversas áreas, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas, que para além de reforçarem a pertinência e o valor dos projectos desenvolvidos no âmbito da parceria entre o Hospital, ACES e ESEL, permitiram também uma reflexão e apuramento de estratégias com vista a uma melhoria contínua do trabalho desenvolvido.

"Com este congresso pretendemos partilhar a nossa experiência na área da transição segura e adquirir conhecimentos com a realidade de outros países, como Itália, Espanha e Inglaterra. O nosso mote é fazer tudo com todos e caminhar rumo à excelência, sabendo que o caminho faz-se com pequenos passos", explica Maria José Lourenço, enfermeira directora do Hospital de Vila Franca de Xira, em comunicado.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo