Saúde | 24-07-2017 14:50

Hospital Vila Franca de Xira e ACES Estuário premiados pela Missão Continente

Hospital Vila Franca de Xira e ACES Estuário premiados pela Missão Continente

Projecto do hospital visa acompanhar crianças diabéticas com mais cuidados de saúde.

O projecto “Diabetes Infantil – Otimização da Gestão da Transição Segura Hospital/Comunidade na área da saúde Infantil e Juvenil”, que resulta da forte articulação entre o Hospital Vila Franca de Xira e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo, foi distinguido esta semana pela Missão Continente.

A cerimónia de entrega do prémio aconteceu na manhã de 20 de Julho no auditório da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Alverca. O projecto consiste num acompanhamento articulado e integrado das crianças diabéticas, entre os cuidados de saúde hospitalares, cuidados de saúde primários e escolas.

Engloba um programa de acções de formação e apoio à criança e respectivos familiares, bem como acções de formação nas escolas, dirigidas aos profissionais que acompanham as crianças diabéticas.

O prémio atribuído pela Missão Continente, no valor de 28 912 euros, permitirá adquirir equipamentos que irão melhorar a qualidade de vida destas crianças, como sensores que medem o nível de glicose sem recorrer a picada e uma máquina de hemoglobina glicada, que permite uma melhor avaliação do tratamento. Será disponibilizado, ainda, material para acções de formação nas escolas.

A diabetes tipo 1 é uma das doenças crónicas mais frequentes em crianças e jovens em idade escolar. O tratamento requer vigilância constante. Os estudos apontam que a capacitação da família é um factor preponderante no sucesso do controle metabólico e que, para tal, é necessário formar e capacitar equipas multiprofissionais, bem como intensificar programas de educação na gestão terapêutica, de forma a prevenir complicações.

O concurso anual da Missão Continente de 2016 teve como objectivo apoiar a saúde familiar. Na entrega dos prémios estiveram presentes o vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, a vogal do conselho de administração do Hospital Vila Franca de Xira, Maria João Germano, a directora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, Maria do Céu Canhão e a representante da Missão Continente, Francisca Delgado.

A cerimónia serviu também para distinguir um outro projecto, o “Pré e Pós-Parto”, que visa capacitar a população grávida da Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia (Benavente) para comportamentos promotores de saúde para o bebé, casal e comunidade, desenvolvendo uma estrutura de apoio para os casais com filhos recém nascidos, que permita ultrapassar as dificuldades pós-parto, nomeadamente com a amamentação. O projecto, premiado em 1650 euros, inclui também a compra de material e equipamento diverso.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo