Saúde | 02-08-2018 12:57

Mesquita quer reposição de atendimento complementar na Póvoa de Santa Iria

Mesquita quer reposição de atendimento complementar na Póvoa de Santa Iria

Presidente da Câmara de Vila Franca de XIra diz ter “muitas reservas” face à situação que considera prejudicar os utentes.

Encerrar o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) do centro de saúde da Póvoa de Santa Iria é uma decisão que merece “muitas reservas” por parte do presidente do município de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), que exige a reposição do serviço “com brevidade” para benefício das populações.

O autarca diz que a decisão da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) de encerrar aquele serviço vai “causar impactos negativos” na boa prestação de cuidados de saúde do vizinho centro de saúde de Alverca e também do próprio Hospital Vila Franca de Xira e, por esse motivo, o autarca já pediu ao Agrupamento de Centros de Saúde que seja agendada uma reunião que permita avaliar a situação “na perspectiva da reposição destes serviços com brevidade”.

Tal como O MIRANTE já noticiara, o autarca já havia contactado o agrupamento de centros de saúde para solicitar mais informações sobre as justificações para o encerramento daquele serviço. Entretanto veio também esclarecer que, ao contrário do que afirmou a ARS-LVT, nunca a câmara nem a junta de freguesia “tiveram qualquer envolvimento directo na decisão tomada” de fecho daquele serviço, uma competência que diz ser exclusiva da ARS. “A medida foi previamente comunicada e não discutida com a câmara e a junta”, esclarece o autarca.

Tal como noticiado, o médico que fazia atendimento SAC da Póvoa de Santa Iria, que encerrou no dia 1 de Agosto, vai reforçar a equipa do centro de saúde de Alverca para fazer face ao expectável aumento de utentes a recorrer a esse serviço. Os utentes do centro de saúde da Póvoa estão contra a medida e manifestaram-se na tarde de segunda-feira em frente ao edifício.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo