Saúde | 13-06-2019 19:30

Via verde no tratamento das fracturas do colo do fémur

Via verde no tratamento das fracturas do colo do fémur
ESPECIAL SAÚDE

Luis Tomaz Gonçalves - Médico Ortopedista - Chefe de Serviço do HDS

Uma urgência a implantar no Hospital de Santarém

As fracturas do colo do fémur são uma realidade crescente que consomem recursos humanos e financeiros no SNS cada vez mais expressivos.

Tratar bem e na hora estes doentes diminui a mortalidade e morbilidade de uma população maioritariamente idosa.

A criação da Unidade de Ortogeriatria do Hospital de Santarém, à semelhança de outros hospitais, é uma uma prioridade no tratamento destes doentes.

Particularidades que não podem ser esquecidas

Ali se assistem doentes idosos que sofreram fratura do fémur próxima (colo do fémur, trocantéricas e subtrocantéricas) e que precisam de cuidados especiais, tendo em conta as comorbilidades pré-existentes.

São pessoas com 75 ou mais anos, com multipatologia (hipertensão, diabetes, problemas renais, doenças cardíacas, demência, etc.), que precisam de cuidados específicos.

Deste modo, para prevenir as possíveis complicações pós-operatórias e as associadas às várias patologias que apresentam quando dão entrada no hospital, na Unidade de Ortogeriatria, aposta-se numa equipa multidisciplinar.

Aquela unidade em funcionamento em outros hospitais do SNS dispõe de internistas, ortopedista e fisiatras, e o apoio de outras especialidades como, por exemplo, das áreas da Nutrição, da Psicologia ou da Psiquiatria, consoante as necessidades.

O apoio do serviço social tem de estar presente para dar resposta aos problemas socioeconómicos e apoio no domicílio após a alta clínica.

Também é essencial saber se, em casa, o idoso tem barreiras que podem levar a nova queda, se precisa de produtos de apoio, se a família pode ajudar, ou se vive com pessoas também de muita idade e com uma saúde debilitada.

Via Verde do Colo do Fémur

Tudo tem início no Serviço de Urgência, quando o idoso ali dá entrada na sequência de uma fractura do colo do fémur, uma das principais causas de morte neste escalão etário. De imediato, começa a funcionar a Via Verde do Colo do Fémur, ou seja, é feita uma avaliação do caso clínico por um internista, um ortopedista e um anestesiologista.

Sendo necessária a cirurgia, o objectivo que se pretende é realizá-la nas primeiras 48 horas, como recomenda o estado da arte.

Na recuperação pós-cirúrgica pretende-se que decorra sem problemas. O idoso que apresenta várias comorbilidades é encaminhado para a Unidade de Ortogeriatria.

É uma mais-valia muito grande porque, numa equipa multidisciplinar, conseguimos resolver os mais variados problemas logo numa fase inicial, diminuindo bastante a taxa de mortalidade e melhorando o estado funcional.

Taxa de mortalidade intra-hospitalar residual

Uma das principais vantagens deste projecto consiste, precisamente, na diminuição das taxas de mortalidade e de morbilidade.

Os dados hoje existentes permitem concluir que com este modelo de funcionamento se consegue obter uma baixíssima taxa de mortalidade, com muito menos complicações.

O nível de satisfação dos doentes e dos seus familiares também é elevado, até porque, em regra, regressam mais cedo a casa.

Tratamento atempado com uma recuperação eficaz

Para o Serviço de Ortopedia do Hospital de Santarém a criação da Unidade de Ortogeriatria e à semelhança do que acontece em outros hospitais pode representar uma enorme mais-valia no tratamento global do idoso com fratura do colo do fémur.

O tratamento destes doentes, após estabilizada a situação pelo cirurgião ortopédico, exige cuidados diferenciados que só é possível disponibilizar com a intervenção de equipas multidisciplinares, nas quais a Medicina Interna tem um papel muito importante face às comorbilidades destas pessoas.

A criação da Via Verde e da Unidade de Ortogeriatria pode possibilitar um tratamento atempado e de qualidade, com uma recuperação eficaz e muitas vezes com aumento da qualidade de vida após terem sofrido a fractura. Estes doentes acabavam, na maioria das vezes, por sofrer com o aparecimento de escaras ou úlceras de pressão, originando, até, alguns casos de pneumonia, afectando o seu bem-estar geral e aumentando a taxa de mortalidade em casos de fractura do colo do fémur proximal na fase do pós-operatório e de recuperação.

Redução do tempo de internamento e o papel das várias especialidades da equipa multidisciplinar

Uma simples infecção urinária e pode ser controlada logo desde o início prevenindo-se outras complicações e evitando que o internamento se prolongue por causa desse quadro infecioso.

A experiência em outros hospitais demonstra que, na prática, não houve aumento de gastos para o hospital e, por conseguinte, para o próprio Serviço Nacional de Saúde, com a diminuição da taxa de mortalidade, com a solução mais eficaz das complicações e com a redução do tempo de internamento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo