Saúde | 20-06-2019 10:00

Sessões Clínicas GFS – Serviços Médicos do Coração

Sessões Clínicas GFS – Serviços Médicos do Coração
SAÚDE

Insuficiência cardíaca: da fase vulnerável após internamento à reabilitação.

No passado dia 4 de junho, realizou-se a XI Sessão Clínica promovida pela GFS – Serviços Médicos do Coração, a qual se dirigiu aos médicos da especialidade de Medicina Geral e Familiar que prestam serviços no concelho de Santarém.

Contando com a participação da dra. Marisa Peres, responsável pela Unidade de Insuficiência Cardíaca do Hospital de Santarém e colaboradora da GFS, a Sessão Clínica decorreu com base na apresentação e discussão da problemática da insuficiência cardíaca, com destaque da fase vulnerável da doença, após o internamento e da importância da reabilitação cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma patologia com prevalência crescente e está associada a significativa morbilidade e mortalidade, bem como a uma elevada taxa de readmissões hospitalares com enorme sobrecarga económica e assistencial do Sistema Nacional de Saúde.

A incidência desta síndrome está fortemente correlacionada com a idade, estimando-se que seja de cerca de 1% aos 65 anos aumentando para cerca de 20% a partir dos 80 anos. É expectável que a sua incidência e prevalência continue a aumentar devido ao envelhecimento da população, à diminuição da mortalidade na fase aguda da doença coronária, ao aumento da prevalência de fatores predisponentes (diabetes mellitus, HTA, obesidade, etc.), e à disponibilidade de fármacos eficazes no prolongamento da vida dos doentes crónicos. Atendendo à relevância da temática, pretendeu-se partilhar conhecimentos e valorizar as experiências conjuntas. Foram igualmente colocados a debate alguns casos clínicos com vista a identificar as medidas certas a serem adotadas para sua resolução.

Com esta nova realização, “a GFS continuou a promover o enriquecimento de conhecimentos e a melhoria das práticas clínicas existentes em Santarém, proporcionando o contacto direto com os especialistas e a análise das mais relevantes temáticas”, nas palavras da sua fundadora e diretora clínica, a dra. Graça Ferreira da Silva.
* Texto da responsabilidade da GFS - Serviços Médicos do Coração

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo