uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Agromais continua a crescer

Agromais continua a crescer

Foi o primeiro ano da nova era da cooperativa

A Direcção da Agromais apresentou aos sócios no passado dia 11, em Assembleia Geral ordinária, o Plano de Actividades e Orçamento para o corrente ano, assim como sujeitou à apreciação e votação o Relatório e Comas da Gestão de 1993.

Com uma presença significativa de sócios, a Assembleia Geral da Cooperativa serviu ainda para a abordagem de outros assuntos relativos ao futuro da Agromais face às dificuldades que o sector agrícola atravessa. Como é sabido, o êxito das explorações agrícolas de cada zona do país será tanto melhor e mais rentável quanto as zonas consigam conjugar custos de produção baixos com políticas comerciais agressivas.

Da leitura do relatório da direcção da Agromais pode-se concluir que o ano de 1993 não foi dos mais fáceis na gestão da Cooperativa, e constitui até o primeiro da "nova era” da Agro­mais, pois só ao longo deste ano é que se iniciou a política de diversificação. “Tratou-se duma mudança estratégica de relevo uma vez que a nossa vocação cerealífera se começou a esbater por via do aparecimento de outras produções alternativas, as quais rapidamente cativaram os produtores da zona. Verificou-se, portanto, uma adaptação da Agromais ao mercado, o que para além de ser salutar, é também, cada vez mais, uma exigência a que todas as estruturas produtivas estão sujeitas, sob pena de não virem a conseguir manter a sua actividade economicamente rentável”.

Na vida da Agromais, 1993 constituiu ainda um ano de mudança, no­ meadamente na reorganização dos serviços de forma a satisfazer melhor as necessidades dos associados. Para responder às novas exigências do sector constituíram-se no interior da Cooperativa três agrupamentos de produtores, cada um deles vocacionado para uma determinada área de negócio, nomeadamente o dos cereais, da batata e produtos hortícolas.

ANO DE FEIÇÃO PARA OS CEREAIS

No sector dos cereais o ano voltou a ser de feição, e conseguiram-se preços de venda superiores aos inicialmente previstos. Quanto às quantidades comercializadas houve um decréscimo em relação à campanha anterior, mas isso ficou a dever-se à introdução do set-aside e a uma maior área semeada de trigo.

Nos sectores das novas actividades comerciais, os melhores resultados conseguiram-se na prestação de serviços aos produtores de batata e de tomate, o que lhes garantiu escorarem sem problemas as produções respectivas. Em 1993 a Agromais comercializou peta primeira vez a semente de girassol e as quantidades envolvidas andaram na ordem das mil toneladas.

AUMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Também na prestação de serviços a Direcção da Cooperativa cumpriu os objectivos do plano de actividades. Na secagem de cereais e no aluguer de máquinas verificou-se um ligeiro aumento em relação ao ano anterior que não sendo significativo é no entanto de registar.

Quanto à chamada política de investimentos, na leitura do relatório da Direcção o Eng°. Luís Vasconcelos reconheceu ter havido “um abrandamento do ritmo de investimento, que não é mais do que o reflexo da prudência que o momento actual aconselha.

Assim, a Direcção continuou a manter as linhas de orientação anteriormente traçadas no tocante à utilização de instrumentos de financiamento postos à sua disposição. Procedeu à ampliação das suas instalações administrativas e adquiriu máquinas e viaturas. A única excepção ao que atrás ficou dito deveu-se ao facto de o senhorio das nossas instalações na Chamusca ter mostrado interesse em proceder à sua venda, o que nos levou a efectivara sua compra por forma a garantir a continuidade daquele posto de recepção”.

PALAVRAS DE CONFIANÇA

As últimas palavras do presidente da Direcção foram de confiança no futuro da agricultura e da Cooperativa que, segundo afirmou “em tão boa hora criámos”.

Fez questão ainda de referir a consolidação da Agromais junto de to­dos os associados, e agradeceu à mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo pela determinante ajuda e colaboração.

Agromais continua a crescer

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido