uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O primeiro ano da nova era

O primeiro ano da nova era

Feira da Agricultura de 8 a 12 de Junho

A XXXI Feira Nacional de Agricultura e 41ª Feira do Ribatejo que se vai realizar de 8 a 12 de Junho em Santarém é o maior acontecimento anual do sector agrícola do país.

Este é o primeiro ano da nova era da feira que vai ser transferida de dentro da cidade para o novo Centro Nacional de Exposições.

O novo parque de exposições do CNEMA, em fase final de construção na Quinta das Cegonhas, a escasso Kilómetro e meio de Santarém, estará pronto a ser inaugurado a 26 de Maio próximo. Uma garantia dada a O MIRANTE por José Andrade, presidente do conselho de Administração do CNEMA.

A obra depois de concluída terá um custo total de 4 milhões e 100 mil contos. Trata-se de um orçamento que não será alterado. Pela primeira vez, uma obra foi apoiada em 75% por dinheiros comunitários, o restante fica a cargo do CNEMA.

Segundo José Andrade, “ este centro será um pólo de desenvolvimento dos empresários em terras nacionais. O facto de estar localizado em Santarém, necessariamente cria para toda esta região um conjunto de oportunidades que, esperamos, sejam bem aproveitadas “.

Alheia a este propósito não estará a localização deste novo parque. Está situado junto à E.N. 3, e terá um acesso directo através da circular urbana a Santarém, à auto-estrada do Norte, o que o torna o mais central do país, logo, “ será um óptimo centro de negócios

A transferência da Feira Nacional de Agricultura/ Feira do Ribatejo, foi o grande principio que norteou a construção do novo parque de exposições. Mas nem só da maior feira agrícola do país irá viver. José Andrade pretende rentabilizar a infraestrutura, através da realização de inúmeras actividades, nem sempre ligadas ao mundo agrícola. O primeiro exemplo será dado com a Sport Evasão, certame que inaugurará o parque, a 26 de Maio, e que durará até 29 do mesmo mês.

A Sport Evasão será uma feirado desporto ao ar livre e do lazer, “ Pensamos que será uma actividade muito atractiva para o público. Vai ter muitas demonstrações ao nível das motos, dos carros de todo o terreno, das bicicletas, parapentes, ultra ligeiros, etc.. “ Por ser uma actividade que atrai bastante gente, foi a escolhida para a abertura oficial do parque.

A Feira Nacional de Agricultura/ Feira do Ribatejo deste ano terá apenas cinco dias. Decorrerá de 8 a 12 de Junho. Segundo José Andrade, “esta era uma reivindicação já antiga dos expositores, e não afectará em nada o aspecto tradicional da feira “. O presidente da CA do CNM A apoia-se no facto do novo parque de exposições ser bastante polivalente, e permitir, em paralelo as mais variadas actividades.

Embora a estação deste ano “tenha uma actividade de Folclore muito grande “, não haverá o festival Internacional de Folclore. José Andrade disse a O MIRANTE “ que o festival Internacional não se realizará por razões de ordem programática que não têm propriamente a ver com o programa da feira, mas muito"" provavelmente, o festival vai realizar-se no novo parque após a realização da feira “.

José Andrade defende que o festival Internacional de Folclore não deve integrar o programa da feira, mas deverá ser uma organização autónoma.

O primeiro ano da nova era

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido