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JP Racing a única que chegou ao fim

PERICIA/SLALOM: 24 Horas de Fronteira encerraram época de Todo-o-Terreno

A vila de Fronteira, no Alto Alentejo, foi palco de mais uma emocionante jornada de 24 horas de Todo-o-Terreno, uma competição que, como é habitual, finaliza a temporada e que contou com a participação de vários pilotos ribatejanos, entre os 99 inscritos à partida.

A prova decorreu num circuito com cerca de 17 quilómetros de terra batida a que se somou a muita chuva caída no país durante o passado fim-de-semana. Depois das verificações técnicas de quinta-feira, realizaram-se os treinos cronometrados no dia seguinte, estando a luz verde das 24 Horas TT Vodafone/Motorola marcada para as 12.40 horas de sábado. Francisco Esperto, piloto de Rio Maior, fez equipa com Manuel Russo, António Bayona e Lígia Albuquerque, num Hyundai Santa Fé de categoria T2, enquanto Frederico Roque alinhou com José Gameiro, Fernando André e António Saraiva, aos comandos de um Nissan Terrano II , da categoria T1. A JP Racing Team juntou José Pimenta, Guerra da Silva, Joaquim Serrão e Fernando Sebastião, na sua Nissan Pick Up Navara, ao passo que Sérgio Soveral, também num Nissan Terrano, fez equipa com Ricardo Vieira, Rafael Neoparth e Zeca Silva.De todos os ribatejanos quem teve a melhor prestação foi a JP Racing Team que logrou obter o 26.º lugar da classificação final. A equipa partiu da 27.ª posição da linha de partida onde alinharam os 99 carros. Cada piloto revezou-se por seis horas, cabendo a cada um três horas a guiar, até completarem as 24 de competição.Segundo relata Luís Guerra da Silva, “ao fim de seis horas chegámos ao 15.º lugar, mas uma série de pequenos problemas que se sucederam até perto das 6h30 da madrugada, relegaram-nos até ao 26.º posto”. A meia hora final da corrida ficou a cargo de José Pimenta, proprietário da Nissan Navara, que se encarregou de cruzar a meta a 29 voltas dos vencedores.Fazendo um balanço da prova, Guerra da Silva referiu que a equipa consolidou uma série de experiências que ajudam a cada vez serem melhores, mas fez questão de salientar outras incidências do fim de semana que chamaram algum público às boxes da equipa. “Além da competição pura e dura, tivemos ainda uma boa jornada de confraternização em que levámos e assámos um porco no espeto, houve ainda direito a conjunto musical nas boxes e duas meninas para um show de strip-tease já perto da meia noite” revelou Guerra da Silva. Além da equipa de mecânicos, o habitual navegador de José Pimenta agradeceu também ao electricista António José Alves pelo apoio que deu à formação.Frederico Roque, que deixou a Renault Scenic Proto a “descansar”, conduziu em Fronteira um Nissan Terrano II mas não teve a sorte pelo seu lado. Saindo em 23.º lugar da linha de partida, coube-lhe fazer o percurso a seguir a Fernando André, mas depois de já ter guiado durante quase três horas numa primeira fase, já não voltaria a ter oportunidade de conduzir novamente. “Chegámos a rodar no sexto posto mas tivemos alguns problemas e caímos para vigésimo primeiro, mas logo a seguir alcançámos o 11.º posto. Quando estava a acabar o turno do Fernando André e era eu que entrava a seguir, ele abusou da condução e numa das ribeiras de maior caudal, o motor ficou trancado por ter entrado água”, descreveu Frederico Roque. A prova do piloto escalabitano terminava assim às duas horas da madrugada de domingo.Sérgio Soveral (Nissan Terrano), que fez toda a época na Copa Jimmy e Francisco Esperto, que trocou o Nissan Terrano da categoria T1 por um Hyundai Santa Fé, ambos pilotos de Rio Maior, não tiveram mais sorte que Frederico Roque e também abandonaram as 24 Horas de Fronteira. As 24 Horas de Fronteira foram ganhas pela equipa Jorge Serra Competição, constituída pelos pilotos Jorge Serra, Carlos Rola, Filipe Campos e Luís Costa, em Toyota Land Cruiser, completando 89 voltas ao Terródromo de Fronteira.Luís Dias, Rui Sousa, Manuel Mello Breyner e Pedro Mello Breyner, ao volante de um Nissan Navara, foram os segundos classificados, a três voltas dos vencedores, enquanto os franceses Robert e Laurent Polleti, Jacques Mureau e Stephane Santucci, num “Fouquet Buggy” foram terceiros no pódium, também a três voltas. Santinho Mendes, em Nissan Patrol GR, conquistou o Troféu RTP Todo-o-Terreno.Acabada a época de Todo-o-Terreno, é tempo de balanço e confraternização. É o que vai realizar Frederico Roque já no sábado, em Arraiolos, com um almoço/convívio entre amigos, patrocinadores e alguma comunicação social. Uma organização em que os convidados vão ter oportunidade de se sentar no lugar de José Arantes, navegador do piloto de Santarém, para sentir as emoções da Renault Scenic Proto no Terródromo de Arraiolos.

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