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Maria José Chaves, responsável pelo processo de certificação

NERSANT de qualidade

Primeira Associação empresarial certificada ao abrigo da norma ISO 9001:2000

Na passada semana a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, viu o seu Sistema de Gestão da Qualidade, ser certificado pelo BVQI, de acordo com o referencial NP EN ISO 9001:2000, tornando-se na primeira organização daquele género a obter a Certificação por aquela norma mundialmente reconhecida. Maria José Chaves, Gestora da Qualidade e responsável por todo o processo, explica as vantagens do novo sistema para a vida da organização.

P. Qual a importância da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na NERSANT?R. A decisão de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade, numa organização complexa como a NERSANT, prende-se fundamentalmente com o desejo de elevar a sua eficácia e melhorar o seu desempenho.O presidente da Direcção assumiu um papel catalisador deste processo, exigindo um envolvimento de todos os departamentos e colaboradores da NERSANT, porque um processo de certificação só resulta com o envolvimento directo e decisivo da organização a certificar.P. Na prática quais são as vantagens para a Associação Empresarial?R. Há vantagens ao nível da organização interna e ao nível externo. No primeiro caso estabelecem-se relações mais claras entre colaboradores, com definição clara das funções de cada um. Daí resulta a adopção de melhores práticas de trabalho; o aumento do envolvimento dos colaboradores; uma melhor capacidade de organização das diferentes actividades e serviços e um aumento da capacidade de planeamento.P. Isso reflecte-se a nível externo.R. Há uma melhoria da imagem da Associação, um decréscimo do número de reclamações, a redução dos prazos de resposta. Ou seja: vai registar-se uma melhoria na qualidade dos serviços prestados aos associados.P. Foi fácil mobilizar os colaboradores para a adesão a uma nova forma de trabalhar ?R. Não foi fácil. Começamos por sensibilizar e tentar convencer toda a estrutura envolvida no projecto, de que um Sistema de Gestão da Qualidade bem definido e implementado é a melhor garantia de uma Certificação bem sucedida.Era necessário fazer perceber a todos os colaboradores que a implementação deste sistema lhes traria benefícios e iria contribuir para o alcance dos seus objectivos e que não era um acréscimo de papéis e burocracia.Mas, quando o processo de certificação foi considerado como um Objectivo de Gestão, toda a gente percebeu que o processo era irreversível.P. O que é que se fez até à Certificação final ?R. Iniciou-se o processo com a realização de acções de formação e sensibilização para as questões da Qualidade, para que se pudesse definir a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade adequado à nossa realidade e necessidades.Estávamos em 2001 e só em 2003 ( na passada semana) se fez prova, junto da entidade certificadora BVQI, de que o nosso sistema se encontrava perfeitamente operacional. Que todo o clausulado da Norma ISO 9001:2000 tinha sido implementado e objectivamente evidenciado.P. Foi um processo moroso?R. O tempo despendido num projecto desta natureza é extremamente importante. A empresa ou organização que decide enveredar pela Certificação da Qualidade tem de dar o tempo necessário para que o sistema seja correctamente implementado, para que, no momento da certificação, não surjam problemas inesperados.Para verificar a eficácia do sistema e antes de solicitar a Auditoria de Certificação, a NERSANT realizou dois ciclos de Auditorias Internas, envolvendo todas as áreas da associação e uma Revisão do sistema pela Gestão, baseada em diversas fontes de informação tais como as acções correctivas e preventivas, reclamações, a análise de dados que monitorizaram todos os processos e todo o feedback dos associados..P. Qual é o âmbito da CertificaçãoR. A NERSANT certificou todo o âmbito da sua actividade, desde a formação profissional, ao associativismo e marketing, ao sistema de alugueres, ao apoio técnico prestado aos seus associados e a todos os programas e projectos ( incluindo feiras, seminários, missões empresariais e todos os eventos ).Em suma, a Direcção optou por uma certificação da NERSANT na sua globalidade, o que constituiu um esforço adicional de toda a Associação, não só em termos de objectivos temporais como também em termos de custos envolvidos. No entanto, o processo não é estanque, nem pára com a obtenção da Certificação.P. Qual é a validade da Certificação? Quem vai acompanhar a sua evolução?R. A certificação obtida agora pela NERSANT, tem uma validade de 3 anos e durante este período vai estar sujeita a Auditorias de Acompanhamento anuais, feitas pela entidade certificadora - BVQI, de forma a garantir a eficácia e eficiência do S.G.Q. implementado. O reconhecimento da conformidade do sistema da qualidade da NERSANT é uma contribuição decisiva e fundamental para uma melhor organização interna e para uma melhoria contínua dos serviços prestados à Região e aos associados.P. Porque é que uma empresa deve enveredar pela certificação?R. Parece-nos que a certificação é, nos dias de hoje, condição essencial para qualquer empresa poder competir. Não só como reacção a forças externas, como sejam a pressão dos clientes e da concorrência, mas também para responder a necessidades internas, como sejam o aumento da eficiência ou necessidade de melhoria de qualidade.
Maria José Chaves, responsável pelo processo de certificação

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