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Hospital de Santarém perdeu rasto a doente

A família de uma doente que acabou por falecer na sexta-feira, dia 7 de Novembro no Hospital Distrital de Santarém queixa-se do serviço de informações da unidade. Segundo António Cardoso, neto da idosa, vários familiares que desconheciam o falecimento pediram informações por telefone e foi-lhes dito que a vítima não tinha dado entrada na unidade.

Natividade do Rosário Cardoso tinha 92 anos e sofria de doença prolongada. A idosa estava no Lar do Gualdim em Santarém e foi levada para o hospital numa ambulância acompanhada por uma funcionária da instituição. A idosa deu entrada nas urgências entre as 10h00 e as 11h00 da manhã e faleceu cerca das 19h00. Segundo o neto, neste período vários familiares tentaram saber do seu estado e foram informados que a doente não se encontrava na unidade. Um dos oito filhos foi avisado da morte, mas mesmo após o óbito, cerca do meio dia de sábado, outros familiares procuraram informações e o funcionário continuou a assegurar que a doente não tinha dado entrada no hospital. A família lamenta o sucedido e questiona o funcionamento do serviço de informações.O director clínico do Hospital Distrital de Santarém, Pinto Correia disse a O MIRANTE que desconhecia a situação. O responsável admitiu que as pessoas tenham referido que a doente estava nas urgências e que os serviços tenham feito a busca apenas no serviço de urgências. “Eventualmente foi um erro de comunicação”, disse. Um argumento que os familiares não aceitaram. “Eles deviam ter localizado o paradeiro da doente”, referiu o neto.Pinto Correia disse que não foi apresentada qualquer queixa oficial e garantiu que não há registo de reclamações em relação ao funcionamento do serviço de informação do hospital.

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