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Promoção de vinhos portugueses em Inglaterra e Estados Unidos

Aposta divulgada durante forum da ViniPortugal, que decorreu em Santarém

O Governo está apostado em promover a exportação dos vinhos portugueses. A mensagem foi deixada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, durante o fórum anual da ViniPortugal que decorreu terça-feira no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. Para Bianchi d’Aguiar, é importante consolidar a aposta na promoção do vinho no estrangeiro. Considerando que se

deve apostar num futuro diferente, o secretário de Estado sublinhou que o “sector tem futuro desde que haja profissionalismo”. Nesse sentido exortou a plateia composta na maioria por produtores de vinho, a não entrarem em “facilitismos”. “Só com uma nova atitude perante o mercado podemos enfrentar a crise do sector”, reforçou. Bianchi d’Aguiar disse ainda que só é possível garantir a autenticidade dos vinhos portugueses se houver um controle da sua origem e da produção de uvas para vinho de mesa. Sublinhou também que é ainda necessário controlar a importação de vinhos estrangeiros de modo a evitar que estes entrem nas linhas de enchimento das adegas e sejam assim “nacionalizados”. Correspondendo a esta aposta do Governo, a ViniPortugal vai no próximo ano apostar na promoção dos vinhos nacionais nos mercados de Inglaterra e dos Estados Unidos da América. Paralelamente promete não abandonar outros países onde já foi conseguida uma quota de mercado, como é o caso da Alemanha. Alertando os produtores para a criação de marcas, dizendo que “temos centenas de rótulos mas poucas marcas de vinhos”, o presidente da ViniPortugal, Varco d’Avillez, anunciou os montantes que vão ser investidos nessa promoção. Como primeira prioridade, vai ser gasto em acções de marketing e publicidade em Inglaterra um milhão de euros. Para os Estados Unidos, o objectivo da ViniPortugal é para já apostar em Nova York e na Flórida, com acções orçamentadas em dois milhões de euros. A divulgação nos dois países inclui campanhas de promoção em cadeias de lojas, divulgação de prémios obtidos por vinhos portugueses, anúncios na imprensa e participações em feiras internacionais. Para além destes dois mercados, considerados prioritários pela ViniPortugal, vão ser também investidos 400 mil euros na Alemanha e 300 mil euros nos países nórdicos, nomeadamente Noruega, Suécia e Finlândia. A ViniPortugal é uma associação inter-profissional que reúne associações do sector do vinho, federações e organizações profissionais. Tem como objectivo apoiar e executar actividades de promoção do vinho e dos produtos vínicos e vitivinícolas, como o vinagre.

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