uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Tomar na rota do Euro

Spot publicitário filmado na Praça da República vai entrar em casa dos portugueses

A principal praça de Tomar vai entrar diariamente em milhões de lares portugueses até final do Europeu de futebol via televisão.

Edição de 21.01.2004 | Sociedade
É num dia de sol que homens e mulheres, crianças e idosos se juntam na Praça da República, em Tomar, para tocarem num símbolo que vai unir este ano milhões de portugueses – a bola que dá o pontapé de saída para o Euro 2004.A felicidade está estampada nos olhos da florista, no sorriso do talhante, no jovem que envia a bola à trave, perdão, ao pórtico da Igreja de São João. E até o padre, figura sempre recatada, faz o gosto ao pé naquele dia. É isto e muito mais, numa sequência alucinante de imagens, cor e movimento que os portugueses vão passar a ver no spot publicitário que o ICEP – Instituto do Comércio Externo de Portugal encomendou à agência Euro RCG.O processo de escolha das potenciais cidades para a realização do filme publicitário não foi fácil. Mas de entre uma vintena de locais pré-seleccionados em todo o país, a produtora encarregue das filmagens acabou por se decidir por Tomar e Évora – “são duas cidades históricas, com praças bonitas, como queríamos”, revelou ao nosso jornal José Cid, um dos produtores do filme, a cargo da empresa A Filmar.Segundo o responsável, o facto da Praça da República ter uma igreja (Igreja de São João) emblemática e do espaço envolvente poder ser rapidamente transformado, ou melhor, transfigurado, foram dados preponderantes para a decisão final.Por isso, os últimos quatro dias de Novembro passado foram de grande azáfama na principal praça da cidade. Transformou-se uma casa desabitada numa farmácia, uma mercearia centenária virou charcutaria, criou-se uma praça de táxis, “plantou-se” uma florista no largo.Veio um autocarro de Lisboa cheio de figurantes, entre os quais uns que sabiam mesmo bater na bola, como alguns veteranos do Belenenses e as duas jovens futebolistas da selecção nacional de futebol feminino.Mas também aparecem ex-futebolistas dos campeonatos regionais de futebol e muitos outros que nunca marcaram um golo na vida.Apesar de haver alguns “estrangeiros”, a selecção de Tomar foi em grande parte composta com a “prata da casa”. Durante vários dias, a produção fez um casting local, de onde saiu o grosso da figuração, desde a criança que passa a correr, até ao velhinho que sorri para a câmara.Como a figura principal, aquele jovem que envia a bola com toda a força contra a parte lateral do pórtico da Igreja de São João. Com o padre a assistir e a aplaudir...A cidade de Tomar pode não ser uma das anfitriãs dos jogos do Europeu de futebol, mas sairá com certeza uma ganhadora do evento. A partir da próxima semana, e durante três meses, a sua praça mais emblemática entrará quase todos os dias pela casa de milhões de portugueses, de norte a sul do país, através do spot publicitário sobre o primeiro grande evento desportivo do século XXI na Europa.Essa é também a opinião de José Cid, que se escusou a adiantar pormenores sobre os custos de uma campanha desta envergadura. O produtor referiu a O MIRANTE que mesmo os que já conhecem Tomar terão curiosidade de visitar o local das filmagens, tentando visualizar onde estava a farmácia, a praça de taxis ou a florista.“Os que não conhecem a cidade vão querer passar por lá, nem que seja para dizer que estiveram no local onde foi filmado o spot para o Euro 2004”, diz convicto o produtor.A partir da próxima semana, e durante três meses, a principal praça de Tomar vai entrar em casa de cada português, com a mesma frontalidade com que o seleccionador Scolari andou a convocar jogadores. Só que agora a mensagem é mais vocacionada para os turistas. Mesmo aqueles que não vão muito à bola.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...