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Santagri avança para Abrantes

Santagri avança para Abrantes

Empresa vai instalar a Volkswagen a norte do distrito e procura também um concessionário Peugeot

O grupo Santagri está aumentar a sua área de negócios na região, preparando-se para instalar a marca Volkswagen em Abrantes. A aquisição de um concessionário da Peugeot é o segundo passo na estratégia de desenvolvimento do grupo.

“Vamos estar em Abrantes com uma concessão da Volkswagen. Estamos apenas a negociar o espaço do antigo concessionário, instalado junto à Opel”, diz Dias Coelho, presidente do grupo composto pela Entreposto Santarém, Entreposto Leiria e Santagri, adiantando que estão também a procurar na cidade instalações para uma oficina de serviços rápidos aos clientesApesar da aposta em Abrantes, Dias Coelho refere que, estando o mercado automóvel em recessão, qualquer investimento que se faça tem de ser ponderado e realizado com bom senso. “Se surgirem bons negócios, o grupo estará cá para avaliá-los”, refere.Cada vez mais a capilaridade dos stands não é economicamente viável, afirma o presidente da Santagri, adiantando que as concessões tendem a ter instalações integradas e fazer a sua prospecção a partir daí.Mas há marcas e concessões que para o grupo têm interesse e a Peugeot é uma delas. Depois de goradas as negociações mantidas até há pouco tempo com a Pedro Lamy, concessionário da marca em Vila Franca de Xira, a Santagri procura agora uma concessão da marca francesa numa área geográfica mais a norte.O grupo, com base em Lisboa (Olivais), comercializa actualmente 15 marcas de veículos, em três eixos geográficos - IC19, até Sintra, IC8 e A1 até Leiria. O responsável do grupo admite que descuraram até agora a área do Ribatejo Interior, mas que irão ali entrar em força, captando potenciais clientes nos distritos vizinhos de Castelo Branco e Portalegre. Suportar aumento do IVAA subida de dois por cento no Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) num mercado já pouco competitivo devido ao forte imposto automóvel (IA) praticado, irá afectar todo o sector.A antecipação de vendas já se notou, nomeadamente no que respeita às chamadas marcas “premier”, como a Audi ou a Volskwagen. Não foi por acaso que Junho foi “só” o melhor mês de sempre em termos de vendas de veículos da Audi em Portugal. Na VW, além da antecipação de vendas assistiu-se também ao lançamento de novos modelos, como o Pólo e o Passat.O responsável do grupo tem também outra explicação para o efeito multiplicador da venda de veículos topo de gama – “os portugueses privilegiam o status e é nas marcas de topo, como a Audi, a BMW e a Mercedes, onde menos se nota a crise”.Apesar disso, Dias Coelho está consciente de que o Verão não será escaldante em termos de vendas. “Agosto e Setembro são fracos por natureza e Julho, que costuma ser forte, este ano não o deverá ser tanto, nomeadamente porque o mês passado foi muito acima da média”.O presidente da Santagri não tem todavia dúvidas de que serão as concessionárias a suportar a subida do IVA durante este mês. Para não deixar as vendas caírem a pique. “Porque a referência que o cliente tem são os valores antigos”.“Acredito mesmo que a maioria dos potenciais compradores ainda não se tenha apercebido dos valores que estão em causa. Se a subida do IVA num carro utilitário, de 1200 de cilindrada, irá acrescer cerca de 300 euros ao preço do veículo, num topo de gama da Audi, por exemplo o incremento pode ser superior 1600 euros”.Em tempo de crise todas as “armas” servem para comprar carro mais barato. Por isso, já se começa a notar uma mudança de estratégia na hora de adquirir um veículo – “há empresas a fazer alugueres de longa duração (ALD) em Espanha, com automóveis topo de gama”.Mais preocupante para os concessionários é o mercado de veículos usados que, apesar de estar relativamente estagnado, continua a ter a maior fatia em termos da comercialização de automóveis.Atento à questão Dias Coelho diz que o grupo a que preside “está seriamente” a encarar a entrada em força no negócio dos usados, que agora faz ainda com muita timidez. Durante o ano passado a Santagri – que detém as marcas Audi, Volkswagen, VW VCL (comerciais), Skoda e Seat – vendeu 761 veículos e obteve uma facturação de 26 milhões de euros, quase 90 por cento da facturação total do grupo (Entreposto e Santagri) em Santarém. A marca Fiat, uma das comercializadas pelo Entreposto Santarém, é a que regista maior dificuldade no escoamento dos veículos.
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