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Almourol recebe certificado de qualidade

Almourol recebe certificado de qualidade

Gastronomia ribatejana e política de qualidade são o segredo para o sucesso do restaurante
Edição de 15.03.2006 | Economia
O projecto nasceu há 15 anos, quando três jovens empreendedores decidiram dar uso a um edifício devoluto em Tancos, junto ao rio Tejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha. Nessa altura perspectivaram o sucesso a partir do quadro natural que se ergue para lá da janela daquele que é agora o primeiro restaurante do distrito de Santarém a receber o Certificado de Gestão de Qualidade. O Almourol Restaurante foi distinguido sexta-feira pela sua qualidade no que toca à preparação, confecção e serviço de refeições. Uma referência, que segundo José Ferreira, responsável pelo restaurante, deveria servir de exemplo para as demais empresas de restauração da região. A política de qualidade associada a uma aposta na gastronomia ribatejana são os trunfos que José Ferreira aponta como responsáveis pelo crescimento de um projecto que começou por se mostrar pouco seguro. Em 1991, quando o restaurante abriu as portas, os três sócios enfrentaram algumas dificuldades a nível financeiro, mas não foi por isso que desistiram.“Nessa altura podíamos ter cruzado os braços e escolhido o caminho mais fácil, que era abandonar o barco. Mas fizemos exactamente o contrário. Arregaçámos as mangas e seguimos em frente”, explica Isabel Ferreira, irmã e braço direito de José Ferreira.Com vontade de se classificarem entre os restaurantes de referência da região, foram directamente às origens, buscar os segredos da gastronomia tradicional. O livro de receitas, que não escondem dos clientes, foi crescendo à medida das exigências e privilegia os produtos locais, como confirma José Ferreira: “Temos de nos demarcar por aquilo que somos e por aquilo que temos, mesmo não nos individualizando. As nossas iguarias, com algumas variantes, estão muito ligadas ao rio. Desde o sável, à lampreia, ou as enguias e os lombinhos de fataça”.O segredo deste restaurante, segundo José Ferreira, não está só na qualidade dos pratos que confecciona ou nos produtos que serve. Para o empresário, “uma boa gestão de recursos humanos” condiciona invariavelmente o sucesso de um restaurante. É por isso que realça a importância da equipa que está por detrás do Almourol Restaurante, desde os fornecedores à cozinheira, passando pelos empregados de mesa.“Existe uma grande inconstância no assentamento das pessoas nesta actividade. O horário é extremamente desgastante e, hoje em dia, as pessoas já começam a dar mais valor ao seu bem estar, ao lazer e à família. Isso reflecte-se na actividade do restaurante”, diz José Ferreira.Foi na tentativa de contrariar esta instabilidade que o Almourol Restaurante avançou no sentido da certificação, como explica o empresário: “Se esta casa tiver normas instituídas, como as receitas, os manuais de colaboradores, as normas de higiene e segurança alimentar, qualquer pessoa consegue perceber qual a nossa missão e os nossos objectivos. Por isso, sabe à partida as linhas com que se deve coser. A partir daí, basta cumprir as regras”.O objectivo do Certificado de Gestão de Qualidade é desafiar os empresários a superar as expectativas dos clientes e a melhorar continuamente os seus serviços, tendo em conta os pressupostos da qualidade, no que se refere à preparação, confecção e serviço de refeições. Um desafio, que segundo Isabel Ferreira, deveria ser abraçado pelos vários restaurantes da região: “A filosofia dos restaurantes em regime familiar, em que a mãe está na cozinha, e o pai e os filhos servem às mesas já passou. Não tem alicerces e não nos garante qualquer qualidade. É preciso ultrapassar essas barreiras e abrir caminho a projectos mais ambiciosos”.E o próximo passo a seguir pelo Almourol Restaurante é de facto ambicioso. Conquistar o mercado das grandes empresas e instituições através do fornecimento de refeições. Um objectivo a curto prazo que pretende alargar as margens da empresa durante os próximos anos.Carla Paixão
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