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W Shopping lança exposição comemorativa dos 60 anos da Vespa

Edição de 24.05.2006 | Economia
O W Shopping, em Santarém, tem patente até 5 de Junho uma exposição única, comemorativa dos 60 anos da Vespa, que apresenta alguns dos mais emblemáticos modelos desta scooter. Expostos no primeiro piso do centro comercial, os modelos retratam a evolução da Vespa desde 1946 até aos dias de hoje, desde os modelos desportivos, como o Grand Sport que nos anos 50 participava em competições desportivas - algumas das quais provas de resistência que chegavam a ter uma duração de 6 dias e percorriam vários países europeus -, aos modelos utilitários e à moderna vespa tunning. Do autêntico “enxame” de Vespas, destaque ainda para um dos modelos do início da produção em série, a Vespa VM1T de 1953. Lembre-se que entre 1946 e 2005, a Vespa deu a conhecer 139 modelos, que fizeram da marca um verdadeiro ícone do século XX, com 17 milhões de unidades vendidas. Com admiradores como Paul Newman, Steven Spielberg, Anthony Quinn, John Wayne, Henri Fonda, Gary Cooper, Gregory Peck, ou a nível nacional, Clara de Sousa, Paulo Madeira e Carmona Rodrigues, a Vespa tem apaixonado várias gerações. Para a sua fama contribuíram, ainda, grandes êxitos do grande ecrã, como "Férias em Roma", estreado em 1953, que mostra Gregory Peck e Audrey Hepburn a passear pela cidade eterna no selim de uma Vespa.Para além da Vespa, também algumas marcas concorrentes estarão igualmente presentes nesta mostra, dando a conhecer algumas raridades e antiguidades.Entre os exemplares raros, destaque para a YWL Berlin, única existente na Península Ibérica, um modelo criado pelos russos, no pós-guerra, copiando a tecnologia das duas scooter's de maior sucesso da Alemanha ocidental e juntando a frente da Bella Zundapp e a traseira da Heinkel. Esta scooter conheceu ainda um modelo super original, com atrelado, criado para provar a sua fiabilidade e especialmente desenvolvido para realizar uma expedição ao Norte de África, podendo transportar as tendas e mantimentos. O sucesso comercial foi enorme, não graças à expedição, mas ao design e funcionalidade deste atrelado...Uma referência também para a Durkopp um modelo de um fabricante que, desde o século XIX se dedicava às máquinas de costura e bicicletas, e que após a 2ª guerra se iniciou na produção de scooter's para voltar em 1962 à produção de máquinas de costura. A raridade da marca Durkopp deve-se ao seu elevado preço (5 vezes mais cara que a Vespa).As scooter’s, os documentos históricos dos anos 50, os capacetes e os postais antigos patentes na mostra ajudam, ainda, a traçar a evolução histórica das “duas rodas”, divulgando as mais diversas curiosidades. Os visitantes ficarão, por exemplo, a saber que a Piaggio nasceu no seio de uma fábrica que produzia aviões de combate para as tropas de Mussolini; que a Heinkel e a YWL estiveram ao serviço da aviação de Hitler e só no pós guerra se dedicaram à produção de scooter’s…

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