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Sistema de Informação de Gestão de Emergências de Santarém vai ajudar a tomar decisões

O secretário de Estado da Protecção Civil visitou uma exposição sobre prevenção dos fogos florestais patente no W Shopping em Santarém e assistiu à apresentação do Sistema de Informação de Gestão de Emergências de Santarém (SIGES) e à assinatura de um protocolo com a Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém para formação dos seus membros.José Miguel Medeiros frisou a importância do uso das tecnologias no auxílio à tomada de decisões, mas defendeu a articulação e coordenação dos sistemas que têm vindo a ser criados um pouco por todo o país e a necessidade de toda a informação já gerada ser “descarregada” no sistema nacional.O governador civil de Santarém, Paulo Fonseca, justificou o aparecimento do SIGES com a necessidade de meios de auxílio à decisão que permitam reduzir o erro inerente ao empirismo que resulta da experiência do pessoal de comando. Segundo disse, o sistema desenvolvido permite incorporar uma infinidade de dados - desde a velocidade do vento, à temperatura, natureza do terreno, localização dos meios, melhores vias de acesso, eventuais obstáculos - que passam a permitir “melhores decisões num espaço de tempo curto”.Ficando ao dispor de todas as forças de protecção civil do distrito (numa fase inicial apenas no Comando Distrital de Operações de Socorro e nas viaturas de comando), o uso desta ferramenta será restringido aos que têm que tomar as decisões, disse. Paulo Fonseca frisou ainda a importância do protocolo assinado com a Federação Distrital de Bombeiros na formação para “adaptação aos tempos modernos”, nomeadamente dos elementos de comando que irão utilizar o SIGES.

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