uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Marca Mação vai promover produtos tradicionais do concelho

Marca Mação vai promover produtos tradicionais do concelho

Apresentação ocorreu durante a inauguração da XV Feira Mostra que se realizou no fim-de-semana

Qualquer produto certificado produzido no concelho passa a ter o selo da marca Mação – Arte de fazer, esperando-se que criem uma identidade e presença fortes no mercado.

Azeite, carnes e mel com a marca Mação vão passar a ser comercializados nas lojas e hipermercados do país e fazer parte das feiras gastronómicas e empresariais da região. A marca “Mação – Arte de Fazer” foi lançada na passada sexta-feira, 4 de Julho, durante a inauguração da XV Feira Mostra do concelho, perante a presença de centenas de residentes e visitantes que acorreram ao evento. Na apresentação da marca, José Saldanha Rocha, presidente da Câmara Municipal de Mação, explicou que por trás daquele projecto está o associativismo entre os sectores das carnes, floresta, mel e azeite após um período conturbado na zona. “Os incêndios de 2003 representaram um período de desgraça para todo o concelho e para a maioria da indústria. Os apicultores foram bastante afectados por terem ardido quase todas as colmeias espalhadas pela região”, explica o edil. A ideia de que só mediante o associativismo seria mais fácil darem-se passos em frente foi bem aceite pela maioria dos produtores da região. O que também incentivou, nalguns casos, o crescimento e fundação de cooperativas e associações que unissem as empresas do concelho.Após dois anos de trabalho, Saldanha Rocha salienta a importância da união das empresas do mesmo sector. “Com muito trabalho chegamos a uma imagem que vive em função de cores consoante se trate de carnes, azeite e azeitonas ou mel. Esta imagem única reforça o poder da marca, que de forma isolada seria mais difícil. Acreditamos que com a marca Mação possamos ajudar as associações a progredirem e em conjunto com os associados levar a marca mais longe”.Uma forma de certificar o que de melhor há na região é o objectivo do projecto empreendedor levado a cabo pela autarquia em matéria de imagem e marketing. Qualquer produto certificado produzido no concelho passa a ter o selo da marca Mação – Arte de fazer, esperando-se que criem uma identidade e presença fortes no mercado. “A ideia de construir um projecto comum a todas as fileiras que possibilitasse maximizar o esforço da autarquia em prol de todos simultaneamente” foi visto com bons olhos pelos produtores da região. Com 70 por cento da produção nacional do presunto, Saldanha Rocha diz que a autarquia tem vindo a pensar em trazer um espaço internacional do presunto para o concelho, sendo essa mais uma forma de promover os produtos da região de maior qualidade e que na sua opinião têm qualidade para ultrapassar fronteiras. A noite de abertura da Feira Mostra contou com a presença do secretário de Estado adjunto da Administração Local, Edurdo Cabrita, que percorreu o certame de comboio turístico e visitou o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo de Mação. Os pratos típicos locais foram por mais um ano parte integrante das ementas dos oito espaços de restauração presentes na feira que decorreu de sexta a domingo, com grandiosos espectáculos de música e animação.
Marca Mação vai promover produtos tradicionais do concelho

Mais Notícias

    A carregar...