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Como ultrapassar o trauma da matemática

Um professor universitário que passou um ano a ensinar matemática aos alunos de ensino básico considera que o insucesso escolar na disciplina pode ser vencido sem saltar etapas, com bons manuais e bons professores.“Dei aulas no ensino básico durante um ano, levado por um amigo, e apercebi-me durante esse tempo da catástrofe total em que estava mergulhado”, disse à Lusa Ron Aharoni, que participou em Lisboa numa conferência internacional sobre o ensino da matemática organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Na sua perspectiva, “há um grande problema a nível mundial que consiste em que não são as melhores pessoas que actualmente vão para o ensino”.“O que acontece é que os professores de matemática não sabem matemática e isto é um problema relativamente recente que existe praticamente em todo o mundo”, disse, considerando que, na sua perspectiva, não se resolve com planos dos governos para ensinar matemática aos professores.“A minha experiência diz-me que tudo o que se deve saber sobre educação deve ser aprendido nas salas de aula”, afirmou Ron Aharoni, que lançou em Portugal o seu livro “Aritmética para Pais”, dirigido aos que desejam ajudar os filhos a vencer o medo da matemática e a gostar dela.Para este especialista, “a forma mais fácil e barata de melhorar o ensino da matemática é através dos manuais, que têm de ser muito bons” e não devem tentar apenas proporcionar actividades agradáveis às crianças, como defendem os especialistas em Educação.“O objectivo de um bom manual é construir a matemática com base na sequência de todas as suas etapas, articulando-as umas a seguir às outras, sem falhar nenhum passo, e não devem ser escritos por amadores”, considerou o professor israelita. No seu entender, “muitas pessoas não compreendem matemática porque falharam um passo e perdem o fio à meada e os professores devem assumir muito bem este princípio e aprender também com os manuais, ajudando os alunos a pensar em profundidade, a fazer conjecturas”.

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