Semáforos na ponte da Chamusca incluídos no Plano de Segurança Rodoviária de 2011
Solução aceite pelos motoristas dado que as protecções laterais não vão ser retiradas
A partir do ano que vem a circulação na ponte da Chamusca vai ser regulada com recurso a semáforos. A promessa foi feita pela Estradas de Portugal em resposta a um pedido nesse sentido feito pela Câmara da Chamusca.
Fernando Henriques aguarda pacientemente à entrada da Ponte João Joaquim Isidro dos Reis (vulgarmente conhecida como Ponte da Chamusca) que todos os veículos pesados que circulam na faixa contrária terminem a travessia do tabuleiro para poder avançar em direcção à Golegã. É uma rotina a que este camionista já se habituou desde Outubro de 2008, altura em que foram concluídos os trabalhos de manutenção daquela estrutura. A partir daí, devido à colocação de guardas laterais de protecção dos pilares, o espaço para a circulação de veículos ficou reduzido e impede a passagem simultânea de pesados nos dois sentidos. Por enquanto é o civismo dos motoristas de pesados e a maior ou menor visibilidade que regulam o trânsito. A partir de 2011 será o verde e o vermelho dos semáforos a ditar leis. A Câmara Municipal da Chamusca fez um pedido nesse sentido à Estradas de Portugal e a resposta foi positiva. A instalação daqueles equipamentos está incluída na lista de trabalhos a realizar no âmbito do Plano de Segurança Rodoviário para 2011.“Concordo plenamente com esta medida, porque com camiões de grandes dimensões é muito difícil fazer a passagem da ponte. Quando está nevoeiro, por exemplo, não se vê nada e temos de entrar na ponte um pouco à sorte. Se temos o azar de encontrar outro camião a meio do tabuleiro, já não dá para passar. Ainda há dias, com nevoeiro, estavam dois camiões no meio da ponte e estive aqui duas horas à espera que viesse a brigada de trânsito para poderem resolver a situação. E já houve situações em que o trânsito ficou cortado mais tempo por esse mesmo motivo”, refere Fernando Henriques. Os semáforos, que vão ser colocados em ambos os lados da ponte, não irão funcionar a tempo inteiro mas apenas em condições de visibilidade reduzida, como em dias de chuva intensa, nevoeiro, à noite ou em condições especiais em que se preveja um aumento do tráfego de veículos pesados, explicou a O MIRANTE o presidente da Câmara da Chamusca, Sérgio Carrinho. Este sistema funcionará através de controlo remoto, que pode ser accionado a partir de um sistema informático da autarquia ou mesmo de um telemóvel dos serviços municipais de protecção civil. “Se os semáforos estiverem a funcionar permanentemente teremos acumulação de trânsito o que também causa transtornos”, salienta o autarca.Antes desta solução, a autarquia chegou a colocar à Estradas de Portugal a possibilidade de serem retirados os rails de protecção. Mas esta proposta não foi aceite porque, refere Sérgio Carrinho, tal afectava a segurança da travessia. “Corria-se o risco, como já aconteceu antes, de haver danos na estrutura. Havia um aumento dos riscos”, sublinha, acrescentando que a ideia de instalação dos semáforos foi discutida em várias reuniões com diversas entidades locais, como a GNR e os bombeiros.A instalação de semáforos é vista com bons olhos pelos camionistas com quem O MIRANTE falou. “Com a ponte de Constância fechada, (ver texto na página 9) já me aconteceu estar aqui uma boa meia hora para conseguir passar a ponte”, queixa-se Bruno Brás, de 26 anos e natural de Constância. De momento a circulação dos pesados faz-se de acordo com o civismo e boa-fé dos camionistas, mas nem sempre os condutores têm essa deferência para com outros companheiros de profissão”, lembra. Os camionistas admitem que os tempos de espera podem aumentar um pouco com a colocação dos semáforos e a circulação alternada, mas são unânimes em considerar que é a solução ideal para o problema. “Por vezes os camionistas chegam ao mesmo tempo à entrada da ponte, cada um do seu lado, e nenhum quer ceder passagem e ficar à espera e isso gera situações complicadas. Acho que a sinalização com semáforos é o melhor”. opina António Caetano, camionista de 48 anos, natural da Carregueira, e que passa na ponte diariamente varias vezes por motivos profissionais.José Lucas também passa diariamente na ponte e concorda com esta solução. Apesar de conduzir um pequeno Smart e não ter problemas de largura na passagem da ponte, o habitante da Chamusca considera que os semáforos viriam beneficiar não só os camionistas mas também os condutores de veículos ligeiros, pois irão regular de vez a travessia da ponte.Há mais de um século que não é construída uma grande ponte rodoviária sobre o Tejo a norte de SantarémCom excepção da travessia sobre o Tejo na barragem do Fratel, cons-truída em 1973 e que faz parte do IP2, e de uma pequena ponte situada na Estrada Nacional 3-12, que liga Alvega à A23 (Ortiga), não é feita nenhuma ponte a norte de Santarém há mais de cem anos.A ponte de Portas de Ródão, na Estrada Nacional 18, foi inaugurada em 1888. A ponte de Belver sobre o rio Tejo na Estrada Nacional 244 unindo Belver a Gavião, foi inaugurada em 1907. A ponte rodoviária de Alvega ou ponte do Pego, unindo Alvega (EN118) e Mouriscas foi inaugurada a 17 de Setembro de 1881 (a ponte rodo-ferroviária foi construída em 1992 para servir a Central Termoeléctrica do Pego). A ponte rodoviária de Abrantes foi inaugurada em 1870. A ponte da Praia do Ribatejo, que liga as estradas nacionais 3 e 118, unindo Praia do Ribatejo a Constância Sul, data de 1889. Inicialmente era apenas uma ponte ferroviária. Foi aberta ao trânsito rodoviário em 1988. A ponte João Joaquim Isidro dos Reis, conhecida popularmente como ponte da Chamusca, foi inaugurada em 1909 e a ponte D. Luís I também chamada ponte de Santarém, foi inaugurada em 17 de Setembro de 1881.A situação é bem diferente a sul de Santarém com três novas travessias feitas nos últimos doze anos e uma outra já prevista, entre Chelas e Barreiro. A ponte Salgueiro Maia, entre Santarém e Almeirim, foi inaugurada em 11 de Junho de 2000. A ponte da Lezíria, sobre os rios Tejo e Sorraia, na A10 (Bucelas - Benavente), ligando o Carregado (Alenquer) a Benavente, foi inaugurada a 8 de Julho de 2007. E a ponte Vasco da Gama, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, inaugurada a 4 de Abril de 1998.
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