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Documentos da administração do concelho de Santarém vão para o Arquivo Distrital

O executivo da Câmara de Santarém aprovou os termos do protocolo que lhe vai permitir receber um conjunto de documentação referente à administração do concelho, no período entre 1762 e 1937, que se encontra nos arquivos da Polícia de Segurança Pública da cidade. Ao todo são 65 embrulhos em papel pardo, desconhecendo-se como foram parar às instalações da PSP. Uma das hipóteses é que o arquivo tenha sido deslocado aquando da mudança do Comando de Polícia do edifício do Governo Civil, entidade de quem a administração do concelho dependia. A administração do concelho era uma instituição do poder local extinta em 1937, tendo algumas das suas competências sido transferidas para as autarquias locais.A Câmara de Santarém já tinha decidido em Novembro de 2010 aceitar a doação mas, dada a falta de espaço no Arquivo Histórico Municipal, optou por encaminhar esse espólio documental para o Arquivo Distrital de Santarém mediante contrato de depósito e colaboração a celebrar entre as duas entidades. Até porque parte da informação contida nesses documentos, como processos de registo civil, registos de testamentos, legados pios e alistamentos, é mais procurada no Arquivo Distrital.Como contrapartida à guarda e tratamento arquivístico do espólio pelo Arquivo Distrital de Santarém, o município terá de assegurar, através de contratação de empresa especializada, a limpeza e desinfestação do mesmo, bem como de um lote de documentação propriedade do Arquivo Distrital.

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