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Casamentos não perdem brilho mas são mais poupadinhos

Há menos casamentos mas os que se fazem continuam a ser dignos e a ter o brilho que se exige para dias muito especiais. Para assegurar que noivos, familiares e convidados fiquem com uma boa recordação da festa, quem fornece os serviços desdobra-se em exercícios de imaginação para oferecer qualidade por preços acessíveis. O MIRANTE falou com pessoas que, graças ao trabalho que desenvolvem, podem dizer com propriedade que já fizeram muitos noivos felizes e explicam o que são capazes de fazer para que continue a ser assim, mesmo com a sombra da troika a tentar tapar o sol dos sorrisos.

Helena e Madalena Oliveira, sócias-gerentes Quinta da Feteira, Fazendas de AlmeirimCada vez mais os noivos optam pelo serviço mais em conta e dispensam os extrasNa Quinta da Feteira, em Fazendas de Almeirim, já não é necessário marcar a festa do casamento com tanto tempo de antecedência como há uns anos atrás. Agora bastam seis meses. Os tempos são de contenção e isso nota-se nas escolhas dos noivos na hora de decidir. A maioria não pede decoração para não pagar esse extra. Na altura da escolha da ementa a escolha recai pela que fica mais em conta assim como em relação à animação musical. “As pessoas não têm tanto dinheiro como antes e isso reflecte-se na festa de casamento”, explica Madalena Oliveira. A sócia-gerente da Quinta da Feteira refere que se as pessoas quiserem casar à tarde podem optar por um buffet com jantar mais simples e o preço fica mais em conta. Apesar de estar satisfeita com o negócio, Madalena Oliveira confessa que as pessoas não estão a casar tanto e os convidados também são em menor número.Raul Pinhal, proprietário Ourivesaria Pinhal, AlmeirimFabricar as alianças ao gosto de cada clienteSegundo Raul Pinhal, que gere a Ourivesaria Pinhal, em Almeirim, há 37 anos, não existe uma moda nas alianças de casamento. “A moda é ao gosto do cliente”, afirma. Há quem goste das alianças clássicas, lisas em ouro, finas ou grossas, há outras que optam pela aliança de brilhantes. Raul Pinhal tem alianças para todos os gostos e todas as carteiras. Actualmente, devido à crise, vendem mais as alianças lisas, mais finas, uma vez que são mais económicas. O empresário refere que actualmente há muita procura de alianças coloridas, embora sejam mais caras. Quem quiser um par de alianças único e original pode ir à Ourivesaria Pinhal porque eles fazem-no. Na lista das alianças mais originais que fez está um anel cuja gravação foi toda feita com caracteres em língua estrangeira. “Também já nos pediram para fazer uma aliança em que o nome dos noivos foi recortado na própria aliança”, explica.Alexandrino Marinho, gerente agência de viagens Best Travel, SantarémPodem poupar em tudo menos na Lua de MelCabo Verde e México são os destinos mais procurados pelos recém-casados para viagem de lua-de-mel. O bom tempo, a água quente e os voos mais regulares e não muito longos são os principais atractivos. A República Dominicana já foi um destino muito procurado. “Como existem mais voos frequentes para Cabo Verde e México e como os preços são mais acessíveis as pessoas têm optado por estes destinos. O facto da duração destes voos não ser muito longa e a criação de novas cadeias de hotéis são outros factores que os clientes também têm em conta”, explica Alexandrino Marinho da agência de viagens Best Travel. O gerente refere que como destino de lua-de-mel os recém-casados preferem destinos que incluam praia, descanso e divertimento. Alexandrino Marinho garante que a agência de viagens que gere não se tem ressentido da crise. “Felizmente que todos os anos tem havido um aumento na procura de viagens”, diz. Alexandrino Marinho sugere como destino de sonho a Polinésia Francesa, sendo que a viagem começa em Miami ou Los Angeles, na costa leste dos Estados Unidos da América. “O preço é diferente mas o conforto também é”, conclui.Joaquim Saramago, presidente da Adega Cooperativa de Alcanhões, AlcanhõesAdega já fez muitos noivos e convidados felizesO presidente da Adega Cooperativa de Alcanhões recomenda um vinho branco Terras do Paço e o tinto Casal D. Guilherme Reserva para a festa de casamento de qualquer casal. Na sua opinião são os melhores vinhos produzidos pela Adega Cooperativa de Alcanhões. Para a entrada do buffet, Joaquim Saramago aconselha o licoroso Adiafa, “fresco e com um pouco de casca de limão”. Como os principais clientes são os restaurantes e quintas de casamento, Joaquim Saramago diz, em jeito de brincadeira, que já fizeram muitos noivos e convidados felizes. Nunca tiveram pedidos mais “esquisitos” para festas de casamento. O mais peculiar que está a acontecer neste momento diz respeito à exportação. “Pediram-nos para fazermos os rótulos das nossas garrafas em chinês. Vamos ter que nos adaptar aos novos negócios que estão a surgir”, considera.Amélia Costa, supervisora Impérios Beleza, AlmeirimHá quem peça o estojo de maquilhagem emprestado no dia do casamentoMuitas vezes as três profissionais da Impérios Beleza, quase que vão ter com as noivas à porta da igreja para os últimos retoques. Também há quem lhes peça o estojo de maquilhagem profissional emprestado para que corra tudo bem. Durante a preparação para o casamento as noivas mudam de ideias pelo menos três vezes. “Depende do feitio de cada uma mas têm muito em conta a nossa opinião”, explica Amélia Costa. A Impérios Beleza dedica-se a tratamentos de corpo e de rosto mas também manicura, pedicura e depilação. Quando chega a hora de preparar para o grande momento as clientes demoram cerca de duas horas ou mais, dependendo do que pretendem fazer. O espaço está aberto há cerca de dois anos e a procura é razoável. “É claro que se nota a crise mas é agora, a partir da Primavera, que as pessoas cuidam mais de si, por isso esperamos um aumento de clientes”, explica Amélia Costa.Casar está a passar de moda e para os mais poupados há o serviço “low-cost”A Herdade da Agolada de Cima, quinta que realiza casamentos, afirma que nos últimos tempos tem havido menos casamentos mas não aponta a crise como a única culpada. “As pessoas estão a casar menos porque agora não é moda casar. Os casais começam a viver juntos e colocam o casamento e a festa de lado”, explica Branca Franqueira. A quinta aposta num pacote low-cost para combater a crise, onde o tempo do casamento é mais curto e o serviço é mais descontraído. “Temos vários pacotes com ementas mais simples e os noivos escolhem”, refere a proprietária do espaço. Actualmente já não é necessário marcar o casamento com tanta antecedência como antigamente. A Herdade da Agolada de Cima dispõe de uma decoração própria e original onde os clientes podem escolher as várias hipóteses. A quinta aposta na cozinha portuguesa com especial incidência nos sabores fortes de onde destacam o azeite, o alho e as ervas aromáticas. “Apostamos numa cozinha simples mas à base de elementos de elevada qualidade”, salienta.Sónia Sobra, proprietária dal Estética e Cosmetologia Profissional, Castanheira do RibatejoPack especial para noivas inclui massagem corporalSónia Sobral criou um “pack especial para noivas” que inclui massagem corporal, manicura, pedicura e depilação. Todos os serviços são personalizados e o pack especial para noivas não foge à regra. Se for necessário ajusta-se o pack à vontade da cliente. A preparação para o dia do casamento começa cerca de um mês antes do grande dia. Sónia Sobral faz questão de conversar com todas as clientes para perceber o que elas pretendem e necessitam. O pack começa a ser utilizado uma semana antes do casamento. “A massagem é feita só no final quando a noiva já tratou dos últimos pormenores e tem tempo para relaxar”, explica a gerente, acrescentando que quer que as clientes gostem de si e se cuidem. Uma semana antes é feito também o teste de maquilhagem. Sónia Sobral pede sempre que as noivas levem uma foto do vestido para poder ver a sua cor. “Tenho que ter qualquer coisa para poder criar e estar inspirada”, conta bem-disposta. A grande preocupação das noivas é ficarem bonitas e descontraídas no grande dia. “A nossa função é que as noivas se sintam as mulheres mais lindas e penso que temos conseguido esse objectivo”, diz.Aumento do IVA retirou uma significativa percentagem de alegria aos noivosMariana Lopo de Carvalho está à frente da Quinta do Castilho, em Vale de Figueira, concelho de Santarém, há cerca de um ano e afirma que, comparando com o ano passado, este ano está a realizar mais casamentos e tem muitas marcações ao longo do ano. A diferença, diz, é que os noivos optam por casamentos com menos convidados, economicamente mais acessíveis. “Continuo a ter encomendas das ementas mais caras mas é verdade que em geral, quem aparece a saber preços procura as soluções mais em conta”, explica. A empresária notou, em Dezembro, aquando do anúncio dos cortes nos subsídios de férias e Natal, que alguns noivos desistiram ou adiaram o casamento. Mariana Lopo explica que este ano há ainda o “inconveniente” do IVA ter passado de 13 para 23 por cento. “É isso que está a prejudicar mais o negócio. Tentamos mexer nas ementas, encontrar soluções, para que o IVA não se reflicta tanto na conta final que os clientes têm que pagar”, esclarece. Quem optar por casar e baptizar o filho no mesmo dia pode escolher um serviço dois em um, em que além da ementa de casamento têm também a ementa de baptizado e não fica tão caro como aconteceria se as festas fossem separadas.Carlos Rosa, gerente Ouroptica Massa, AbrantesMuitos noivos estão a procurar as alianças que se usavam antigamenteCarlos Rosa considera que também o negócio das alianças vive de modas. Há meio século, quando a Ouroptica abriu portas, estava na moda a aliança “meia-cana”, lisas, grossas e côncavas. Actualmente está mais na moda a aliança lisa por cima e por baixo, do género da meia-cana mas menos acentuada. O gerente da Ouroptica diz que estão a voltar à moda as colecções anteriores. “Agora usa-se muito a meia-cana mas não tão larga como antigamente”, explica. Há clientes que gostam de alianças em ouro branco, riscadas, com ranhuras, outros preferem alianças com pedras preciosas, sobretudo as mulheres. O pedido mais original que lhe fizeram foi para derreter as alianças dos avós e transformar esse ouro nas suas próprias alianças. A Ouroptica aceita todo o tipo de encomendas, o cliente decide como quer a aliança e a loja tem fornecedores que conseguem realizar o desejo de quem vai casar. Também acontece muito os recém-casados perderem as alianças. Sobretudo na praia ou no trânsito quando vão com a mão de fora. Nesses casos basta dirigir-se à ourivesaria com a aliança do cônjuge que na Ouroptica fazem um modelo igual.Mafalda Bacalhau e Aida Lopes gerentes da Nuance Cabeleireiros, Santarém“Penteado é uma das principais preocupações das noivas”Arranjar uma noiva para o dia do seu casamento demora, em média, duas horas. O que inclui penteado, unhas e maquilhagem. Uma das principais preocupações das noivas antes do casamento é, na opinião de Mafalda Bacalhau e Aida Lopes, decidir o penteado que vão levar no “grande” dia. “Tem que se pensar em tudo, nada pode falhar. Se o cabelo vai aguentar o dia todo aquele penteado e se a maquilhagem condiz com o vestido”, explicam. Há noivas que já sabem como querem o seu penteado e maquilhagem mas há outras mais indecisas que precisam de uma manhã inteira a fazer experiências até optar por um look final. Os penteados com o cabelo agarrado à cabeça com gel ou soltos são os mais habituais e os mais procurados. Mafalda e Aida consideram que não existem penteados originais ou extravagantes. Cada um é adequado à pessoa e ao que ela leva vestido. “O que para uns é extravagante para outros é normal”, explicam. O Nuance Cabeleireiros dispõe ainda de serviço de estética, cavitação, radiofrequência e laser.Alice Santos, gerente, da Alice Santos Florista, Alverca do RibatejoDas rosas às heliconias tropicaisUm casamento sem flores não é um casamento e por isso há variedades que não podem faltar, como as hortênsias, margaridas e rosas, consideradas por muitos o símbolo do amor. Existem outras espécies mas estas são as principais. Alice Santos vive e trabalha cercada de flores na sua loja na urbanização da Malva Rosa em Alverca e no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). “Normalmente as pessoas gostam sempre de flores independentemente do tipo. As flores são sempre bonitas”, defende. Alice Santos diz que “infelizmente” ainda é possível haver casamento sem flores. “Já tive uma noiva na loja que não quis flores porque não gostava”, confessa. Diz que é frequente entrarem clientes na loja com fotografias de arranjos para terem um igual. Alice cria o que pede o cliente e dá sugestões. “Os clientes gostam sempre de ouvir a opinião da florista”, diz com um sorriso. Os pedidos mais exóticos que já teve foram umas rosas de porcelana da África do Sul e umas heliconias tropicais.

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