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As crianças aproveitam para camuflar a falta de empenho

Com certeza que na área escolar o entender e o expressar bem na língua de interlocução é fundamental, contudo a matemática também é uma linguagem de comunicação e universal! Como subsídios para a análise dos problemas que hoje se atribuem às dificuldades na aprendizagem da matemática proponho que se compare com o que acontecia anos atrás, por exemplo nas décadas de 1950 e 1960. Mas antes há que lembrar que a matemática não é uma ciência de empinanço mas antes uma ciência que carece que se compreenda bem cada módulo de aprendizagem antes de começar a estudar o seguinte e tanto melhor se em cada módulo a compreensão for cimentada com exercícios práticos de aplicação. Pode-se afirmar que a matemática é para todos e que todos podem aprender matemática contudo os alunos com deficiente empenho nos estudos, os alunos que encaram os estudos escolares como um sacrifício e até os espertalhões que só lêem os livros na diagonal encaram erradamente a matemática como um obstáculo só para dotados! Hoje todos acham bem afirmar que a matemática é um bicho-de-sete-cabeças, pais, encarregados de educação, Órgãos da Comunicação Social e até professores para se descartarem de responsabilidades e ou para hierarquizarem a disciplina! E as crianças e os jovens aproveitam-se habilmente da situação e usam-na com fluência para validar as suas fracas notas e naturalmente para camuflar a cabulice e a falta de empenho. Comparem-se as notas de outros tempos com as de agora!Manuel Penãscoso

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