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Moradores da Póvoa com mau sinal de TDT convidados a aderirem a televisão por cabo

Junta de freguesia da cidade diz que a situação é inadmissível e lamentável
Os moradores da zona antiga da Póvoa de Santa Iria e a junta de freguesia denunciam o facto de as pessoas que estão com dificuldades em receber o sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT) de estarem a ser convidadas a aderirem à televisão por cabo paga. A situação ocorre, dizem, quando ligam para a linha de apoio ao serviço. A junta de freguesia classifica a situação de lamentável e “inadmissível”. Há meses que os habitantes da zona antiga da cidade têm tido dificuldade em receber o sinal digital de televisão, mesmo tratando-se de uma zona “verde”, ou seja, apta a receber o sinal sem necessidade de recorrer ao satélite. “É inadmissível que sejam obrigadas a contratualizar qualquer tipo de serviço para ter direito a ver televisão”, critica Jorge Ribeiro (PS), presidente da junta da cidade. Actualmente existem moradores que desligaram por completo a televisão. “Não é correcto, estamos a falar de uma franja de pessoas com alguma idade”, lamenta.A Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) disse desconhecer o caso mas prometeu averiguar. “Queremos saber se esse procedimento choca com a legalidade”, informa a associação. Amélia Ferreira, 81 anos, diz que “já não pode” com as campanhas de publicidade por telefone. “Para que quero eu 70 canais se nem os 4 consigo ver”, lamenta. Amélia reside nos Caniços e comprou uma televisão nova só para poder receber a TDT. Agora arrepende-se do investimento. “Tem alturas em que funciona mas há outras em que não se vê nada, as pessoas ficam com a boca aberta, vê-se riscos a correr como tinta no ecrã e aparece um quadrado azul”, lamenta.Outra moradora, Célia Monteiro, 58 anos, diz que “desistiu” de tentar meter a TDT a funcionar em casa e aderiu a um pacote pago. “Quem lucra com isto são as empresas de televisão por cabo. Valia mais termos ficado como estávamos com o sinal analógico” lamenta. O MIRANTE solicitou mais esclarecimentos sobre este assunto à Portugal Telecom mas nenhuma resposta nos foi enviada até ao fecho desta edição.A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) tem conhecimento das queixas relativas à qualidade do sinal digital na cidade e numa das recentes medições encontrou problemas. “Falámos de imediato com a Portugal Telecom para realizar uma intervenção técnica no local em Agosto. Foi-nos dito que as anomalias seriam corrigidas”, informa fonte oficial da ANACOM. Aquela entidade recomenda aos utilizadores afectados que formalizem uma queixa, incluindo factos concretos das anomalias, como a hora a que se verifica, em que morada e com que tipo de equipamento.

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