uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projecto “Sorrisos da Lezíria” nasce em Benavente para ajudar os mais carenciados

Projecto “Sorrisos da Lezíria” nasce em Benavente para ajudar os mais carenciados

Grupo que inclui desempregados ainda não está constituído como associação mas já começou a distribuir roupas e alimentos

É numa pequena garagem do Porto Alto que se acumulam bens alimentares, roupa e algum mobiliário. Cinco moradores do concelho de Benavente, entre os quais dois desempregados, decidiram criar um projecto para ajudar os carenciados.

Edição de 02.01.2013 | Sociedade
Um projecto de solidariedade social juntou cinco pessoas numa garagem do Porto Alto para começarem a ajudar os que mais precisam. Ana, Isabel, Lizete, António e Isaura, com idades compreendidas entre os 28 e 53 anos, e todos moradores no concelho de Benavente, estão já a ajudar 10 famílias da terra e a dar apoio a outras da região. O encerramento de muitas empresas no concelho está a atirar muita gente para situações de pobreza e já existem pessoas que estão a vender a própria mobília para pagarem a renda.A azáfama é grande. Na tarde de sábado, 29 de Dezembro, o grupo vai enchendo dois carros próprios com roupa e alimentos para distribuir à noite pelos sem-abrigo de Lisboa. Saem por volta das 16h00 e já só regressam na madrugada do dia seguinte. Pelo caminho vão parar ainda em Alverca e Vila Franca de Xira para entregar bens alimentares a algumas famílias que já conhecem. Os cinco estavam já ligados a outros projectos de solidariedade, quando decidiram criar em Dezembro um projecto no concelho de Benavente devido ao crescente número de casos de novos carenciados que iam testemunhando. “Está muita gente desempregada devido ao fecho de muitas empresas. Pessoas que nunca se viram numa situação destas, que já andam a vender a própria mobília para conseguirem pagar a renda”, explica Ana Sequeira.O grupo conta aliás com dois desempregados, o casal Isabel e António que enquanto não arranjam emprego, canalizam o tempo livre para ajudar quem mais precisa. A gratidão ou o sorriso com que deixam muita gente que ajudam é o principal motivador do grupo. O objectivo passa por doarem roupas, mobília e alimentação às famílias sinalizadas uma vez por mês. O “Sorrisos da Lezíria” não actua apenas em Benavente, e quer ter uma abrangência o mais alargada possível na região. Esperam cruzar informações para não serem enganados por quem realmente não precisa ou já recebe ajudas de outros lados. “Em primeiro lugar ajudamos sempre, mas depois vamos saber”, avisa Isabel.Têm sido os pequenos comerciantes do concelho que mais tem ajudado com bens alimentares. “No dia 24 de Dezembro andámos a distribuir à noite pão fresco depois de uma pequena padaria nos ter entregado todo o pão que não vendeu”, revela Ana Sequeira. Curiosamente, dizem, recebem mais apoio de quem tem mais dificuldades. A garagem que serve de quartel a estes voluntários foi alugada e a renda é paga com eventos de angariação de fundos ou do próprio bolso das pessoas do grupo. O grupo quer avançar agora para a constituição legal da associação para se poderem candidatar a alguns apoios. Esperam também a curto prazo conseguirem comprar um fogão para cozinharem as refeições que depois vão servir aos sem-abrigo.
Projecto “Sorrisos da Lezíria” nasce em Benavente para ajudar os mais carenciados

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...