26º Aniversário | 20-11-2013 15:08

60% da água produzida pelo sistema EPAL tem origem na albufeira do Castelo de Bode

A EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. é responsável pela gestão de um sistema de captação, produção, transporte e distribuição de água para consumo humano que compreende mais de 2000 km de condutas e adutores e assegura o fornecimento de água, em quantidade e em qualidade, a cerca de 3 milhões de pessoas de 35 municípios da região da Grande Lisboa. Por ano o sistema EPAL produz mais de 200 milhões de metros cúbicos. Actualmente, cerca de 60%  desta água tem origem na Albufeira de Castelo do Bode, sendo tratada na Estação de Tratamento da Asseiceira.A EPAL é a maior empresa portuguesa de produção e distribuição de água para consumo humano. Ao longo dos seus 145 anos de vida tem conseguido aliar a tradição à inovação, mantendo-se uma empresa moderna, sustentável, socialmente responsável e internacionalmente reconhecida.Com vista ao desenvolvimento sustentável da sua actividade e das suas práticas a empresa tem adoptado estratégias de gestão e inovação tecnológica de que é exemplo o WONE, sistema de gestão de redes e controlo de perdas de água que permitiu reduzir os níveis de perdas na rede para valores inferiores a 9%,  gerando ganhos ambientais, económicos e sociais significativos, o que coloca a empresa entre as melhores referências mundiais. O WONE foi distinguido nacional e internacionalmente com a atribuição dos prémios Green Project Awards, na categoria Gestão Eficiente de Recursos, e Inovação 2013 da WEX-Water and Energy Exchange, na categoria Operações. Em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a EPAL desenvolveu, recentemente, o projecto designado AdaptaClima, com o objectivo de dotar a empresa com uma estratégia de médio e longo prazos de adaptação às alterações climáticas. O estudo veio demonstrar que o sistema da EPAL é bastante resiliente não se esperando problemas generalizados de escassez de água nos próximos 30 anos, desde que seja feita uma boa gestão do uso da água pelos diversos utilizadores.Em 2013, reforçando a sua atitude socialmente responsável, criou o tarifário social destinado aos clientes mais carenciados da cidade de Lisboa.Os níveis de qualidadeS do produto e serviços, a eficiência do seu sistema de abastecimento e toda a tecnologia e inovação associadas fazem da EPAL uma empresa de referência no sector da água, em Portugal e no mundo, e uma marca reconhecida pelos seus clientes.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1356
    20-06-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1356
    20-06-2018
    Capa Médio Tejo