26º Aniversário | 20-11-2013 15:05

“A maior energia é a sua”

O ADN da EDP evoluiu. As suas fronteiras expandiram-se, convertendo-a numa empresa de cariz multinacional, representada por mais de 12 mil colaboradores de 29 nacionalidades. A marca, enquanto um dos principais activos de reconhecimento da empresa, acompanhou também esta mudança, apresentando, cada vez mais, uma dinâmica que espelha esta realidade de crescimento.No entanto, não podemos esquecer que a história da empresa se escreve desde a década de 70. Criada em 1976, a empresa apresenta a sua primeira marca dois anos depois, em 1978, sob a denominação de EDP- Electricidade de Portugal, e sendo a sua identidade visual associada ao “E”, referente ao negócio da electricidade.Em 2004, dá-se o primeiro grande rebranding e reposicionamento da EDP. A nova identidade materializa um sorriso próximo e simples, de forma a transmitir uma EDP mais transparente e simples, ambicionando uma maior proximidade com os seus stakeholders. De “Electricidade de Portugal” a EDP passa a identificar-se por “Energias de Portugal”, uma vez que o seu negócio já abrange energias que não somente a electricidade, como o gás e as energias renováveis. O segundo marco de rebranding da marca acontece já em 2011. Criada pelo designer Stefan Sagmeister, a nova marca assenta num conceito inovador e representativo dos três valores fundamentais através dos quais a marca EDP se reinventa dia após dia: humanização, sustentabilidade e inovação. Mais do que uma simples mudança de roupagem, a nova marca passou a reflectir também uma nova orientação da empresa, centrada na criação de relações sólidas e genuínas, envolvendo clientes, parceiros e as comunidades que serve.Falamos de uma marca global, onde o nome, os símbolos e as cores são iguais em todo o mundo, facilitando o seu reconhecimento internacional. Falamos assim de uma identidade mais definida, maior reconhecimento e mais valor. Tende, ainda, a responsabilizar-se numa abordagem ambientalmente consciente em todos os seus processos, através da manutenção de práticas de negócio sustentáveis.Sendo a única empresa portuguesa na lista mundial das 500 marcas mais valiosas, a aposta no seu carácter inovador e flexível tem vindo a ser reafirmada nas diversas campanhas publicitárias. Exemplo disso é a mais recente campanha sob o mote “A maior energia é a sua”. Numa clara aproximação ao cliente, esta nova campanha mostra a todas as pessoas que, apesar do ritmo apressado e frenético que vivem o seu dia-a-dia, “a maior energia é a sua” e que, por isso, é essencial desfrutarem da vida ao máximo. Ao retratar o quotidiano de três famílias diferentes, o Grupo EDP passa a mensagem de que - como empresa de energia que é - está presente em todos os momentos da vida das pessoas, mas que a maior energia não é a da empresa, mas sim a de cada um.

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