26º Aniversário | 20-11-2013 15:28

Capital da Pele

A Câmara Municipal de Alcanena lançou a marca Alcanena Capital da Pele, e o respectivo logo, em Maio de 2010, no decorrer da 1ª edição da Expopele, tendo o seu registo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial ficado concluído a 23 de fevereiro de 2011, assumindo desta forma o seu papel na defesa do sector mais representativo da economia local, procurando dinamizar a relação do setor com o Município, assumindo a sua importância estratégica para a região e para o país.A realização da 1ª edição da Expopele acabou por ser o primeiro passo para a afirmação desta marca, que passou a fazer desde então parte da imagem institucional do Município de Alcanena, onde está instalada cerca de 90% da indústria do curtume nacional, que representa um volume de negócios na ordem dos 150 milhões de euros, e a quem várias marcas internacionais de enorme prestígio confiam a sua produção para incorporação da pele nos seus produtos, quer seja no mundo da moda, como no sector automóvel.O conceito de Alcanena Capital da Pele está associado a uma estratégia de valorização territorial do município como espaço geográfico de excelência e inovação, através do reconhecimento nacional e internacional da qualidade do produto “made in Alcanena”, que, incorporado, acaba nas melhores sapatarias mundiais, desfiles de moda internacionais ou nos volantes e estofos de modelos de marcas de automóveis de luxo em todo o Mundo, sem que muitas vezes esse fato seja do conhecimento e reconhecimento público.Pretende assim valorizar e vender o território, onde se encontra instalada uma capacidade tecnológica e científica inigualável no sector, como é o exemplo do Centro Tecnológico das Industrias do Couro.Procurando o reforço de dinâmica local, de uma forma integrada, está a ser desenvolvido o projeto de dinamização do “Museu do Curtume” em parceria com outras entidades locais e regionais (IPT- Instituto Politécnico de Tomar, APIC- Associação Portuguesa Industriais de Curtumes e CTIC- Centro Tecnológico das Indústrias do Couro) em articulação, também com o setor, valorizando assim a marca Alcanena Capital da Pele.

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