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Secundária do Entroncamento com a melhor prestação a Matemática do distrito

Secundária do Entroncamento com a melhor prestação a Matemática do distrito

Dados do portal InfoEscolas relativos aos anos lectivos de 2009 e 2013 já divulgados
No distrito de Santarém, tendo em conta o número de alunos matriculados, a Escola Secundária do Entroncamento é a que apresenta uma menor taxa de retenção e abandono no ensino secundário, para além de ser aquela que, relativamente aos anos lectivos 2009/2013, revela uma melhor prestação a Matemática.Os dados são revelados pelo Portal InfoEscolas, desenvolvido pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e lançado pelo Ministério da Educação e Ciência no passado dia 13 de Janeiro.O InfoEscolas vem apresentar dados estatísticos do desempenho escolar por estabelecimento de ensino à luz de parâmetros considerados mais fiáveis e justos do que os apresentados pelos “rankings”, que, de há uns anos a esta parte, inundam anualmente a opinião pública, dando invariavelmente os primeiros lugares às escolas privadas de prestígio das grandes cidades do país, com alunos quase exclusivamente das classes média e alta, com contextos sociofamiliares amplamente facilitadores, assim como às escolas que apresentam elevadas taxas de retenção para evitarem maus resultados nos exames.Ainda que os dados acessíveis no novo portal apresentem apenas resultados referentes às disciplinas de Português e Matemática do ensino secundário e incidam apenas nos anos de 2009 a 2013 (excluindo, portanto, o último ano lectivo), há de facto uma nova maneira de encarar os resultados dos alunos de cada escola, permitindo ver como é que entraram e como é que saíram, independentemente de variáveis de índole socioeconómica, uma vez que só são comparáveis escolas com contexto semelhante. Dito de outro modo, passa a comparar-se o que é comparável, sendo o trabalho desenvolvido internamente com os alunos e a sua progressão académica o que efectivamente conta para avaliar cada escola. O que permite que um estabelecimento de ensino público situado algures no “interior desfavorecido” (contextos sociofamiliares de escassos recursos, baixas expectativas em relação à escola, etc.) poderá alcançar posição de destaque, se conseguir “puxar para cima” os seus alunos. Mesmo que, por exemplo, se situe a meio da tabela nos resultados dos exames (avaliação externa), uma escola pode agora “apresentar” uma elevada taxa de progressão se tiver recebido alunos abaixo da média e os tiver levado a melhorar substancialmente o seu desempenho.Por cada escola, o portal (http://infoescolas.mec.pt.) disponibiliza informação sobre o número de alunos por ano curricular e por sexo, os cursos científico-humanísticos aí ministrados, a taxa de retenção e de abandono e ainda o nível de progressão interna entre os exames do 9º e do 12º ano nas disciplinas de Português e Matemática, para além do indicador de desfasamento de cada escola entre as classificações internas (notas de frequências, atribuídas pelos docentes) e as externas (obtidas nos exames nacionais).
Secundária do Entroncamento com a melhor prestação a Matemática do distrito

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