uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Praça de Santarém é a terceira com mais público nas touradas

Praça de Santarém é a terceira com mais público nas touradas

Em cinco anos os espectáculos tauromáquicos perderam 285 mil espectadores

A Praça de Toiros Celestino Graça é a terceira do país com mais espectadores nos espectáculos tauromáquicos. A Palha Blanco em Vila Franca de Xira foi a quinta. Estas são as duas únicas praças da região do Vale do Tejo nas nove que figuram na tabela de praças com mais de 10 mil espectadores em todo o ano de 2015. Em comparação, a de Santarém foi a que teve a maior média de espectadores por espectáculo. A Celestino Graça teve quatro corridas com um total de 22.877 espectadores e a Palha Blanco realizou seis espectáculos com 15.354.
Os dados são da Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC) e constam do relatório da actividade tauromáquica de 2015, que indica a praça do Campo Pequeno (Lisboa) como a que teve o segundo maior número de espectáculos tauromáquicos, num total de 15, e o maior número de espectadores: 59.870, mais do dobro da segunda que teve mais público, a de Albufeira (Algarve), com 25.198 pessoas. O mês em que houve mais espectáculos nas praças fixas e desmontáveis, em todo o país, foi o de Agosto (53 eventos), seguindo-se Setembro (36).
Em 2015 foi ainda o ano em que foram requeridas provas de atribuição de categoria a artistas tauromáquicos, tendo sido concretizadas 12, entre elas a alternativa do cavaleiro de Almeirim, António de Almeida, que se realizou na praça de Santarém, passando assim a profissional. A cerimónia decorreu no dia 10 de Junho e a lide de alternativa foi cedida pelo seu pai, o cavaleiro Jorge de Almeida.
Os forcados que tiveram maior número de actuações foram os Amadores do Ribatejo, com a participação em 23 corridas, as mesmas que os Amadores de Cascais. Os Forcados Amadores de Santarém fizeram 21 corridas. Em sétimo lugar ficaram os Amadores de Vila Franca de Xira com 17 espectáculos. Alguns grupos da região tiveram um número muito diminuto de actuações, como foi o caso do Aposento da Chamusca (8), Amadores da Chamusca (6), Amadores de Tomar (4), ou os grupos de Riachos, Salvaterra de Magos e Azambuja, cada um com dois espectáculos tauromáquicos, e ainda os Amadores do Cartaxo que só tiveram um contrato.
Almeirim também esteve em destaque na época tauromáquica mas fora da arena da praça. No que respeita ao corpo de Delegados Técnicos Tauromáquicos da IGAC, o médico veterinário José Luís Duarte da Cruz, foi o que mais vezes foi nomeado, tendo fiscalizado o cumprimento dos regulamentos em 26 espectáculos, dos quais 20 corridas de toiros, três corridas mistas, dois festivais tauromáquicos e uma novilhada popular. Da região, em termos de directores de corrida, Lourenço Silva Lúzio, de Azambuja, dirigiu 26 espectáculos, sendo o terceiro com mais nomeações.
No relatório, a IGAC faz ainda a análise comparativa dos espectáculos tauromáquicos dos últimos 10 anos em Portugal Continental, sendo que o melhor ano em número de eventos foi o de 2009, tendo vindo a assistir-se a uma baixa contínua a partir desta altura. Em 2015 realizaram-se 207 espectáculos, menos 14 que em 2014 e menos 106 que em 2009. A afluência aos espectáculos também tem vindo a diminuir nos últimos cinco anos. Em 2015 as praças registaram um total de 395.463 espectadores, menos 27.134 que em 2014 e menos 285.677 que em 2010.

Praça de Santarém é a terceira com mais público nas touradas

Mais Notícias

    A carregar...