uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Arqueólogos de Mação recriam tribo pré-histórica

Uma equipa de três arqueólogos portugueses, ligados ao Instituto Terra e Memória (ITM) de Mação, recriaram, durante uma semana, os comportamentos de uma tribo pré-histórica em Espanha, no âmbito das filmagens de um documentário científico. A equipa do ITM, liderada por Pedro Cura, Sara Garcês e Luiz Oosterbeek foi a responsável pela criação de vários cenários como, por exemplo, um acampamento ao ar livre com cerca de 35.000 anos, onde cabanas, roupas, adornos, armas e fogueiras foram alguns dos elementos incorporados.
“A nossa experiência ao nível do estudo da arqueologia pré-histórica e conhecimentos dos factos e realidades de então, levou a que nos convidassem para recriar o modo de vida de uma tribo, no seu dia-a-dia, onde montámos um acampamento ao ar livre, recriámos um ritual xamânico e cenas de pintura nas paredes dentro de uma gruta, com um grupo de pessoas pertencentes à mesma tribo”, disse à agência Lusa a arqueóloga Sara Garcês, do ITM.
“Esta tribo foi composta por seis adultos, entre homens, mulheres e uma criança, colegas portugueses e espanhóis que se esforçaram por tentar recriar a vida na Pré-História durante alguns dias, sendo que a nossa contribuição para a filmagem deste documentário era precisamente a componente da recriação cenográfica da vida daquele tempo”, destacou Sara Garcês.
O documentário científico tem como objectivo fazer um ponto de situação sobre como, quando, onde e quem realizou as mãos na arte paleolítica europeia (num período de tempo entre os 45.000 e 35.000 anos), e levantar questões sobre a sua conservação, datação, técnicas e interpretação, com entrevistas especializadas a diversos investigadores.
As gravações decorreram na localidade de Fuentes de León, onde se localizam as Cuevas de Fuentes de León, conjunto de grutas com ocupações pré-históricas.

Mais Notícias

    A carregar...