uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Os homens estão cada vez mais vaidosos”

“Os homens estão cada vez mais vaidosos”

Dina Dias, 47 anos, é gerente do gabinete de estética La Donna, em Santarém

Em 2007 uma amiga desafiou-a a tirar uma formação em estética. Há vários anos que tinha o sonho de entrar nesse mundo e viu naquele convite uma excelente oportunidade. Mas havia um problema: o curso só era ministrado em Tomar e, por isso, “foram 21 meses a caminhar para Tomar e com muitas histórias engraçadas para contar”.
Todos os dias levantava-se cerca das 6h00 para conseguir estar no Centro de Emprego de Tomar às 8h00. Como o comboio só chegava à cidade templária em cima das oito, Dina e uma amiga arranjaram uma solução que foi ter um carro no Entroncamento para se deslocarem mais depressa. “O carro era da amiga e já estava um pouco cansado”, diz com humor.
Muitas peripécias havia para contar só das viagens mas a mais engraçada que lhes aconteceu foi quando o carro deixou de funcionar a caminho de Tomar e tiveram que chamar um reboque. Entretanto apareceram dois militares da GNR, que “foram muito simpáticos e como nós estávamos com pressa, acabámos por ir embora e quem esperou pelo reboque foram os guardas”, conta a esteticista com uma gargalhada. “Assim que o carro foi retirado do reboque em Santarém começou a funcionar lindamente, há coisas esquisitas”, diz a sorrir.
A meio do curso iniciou a actividade num gabinete de estética em Tomar. Quando terminou a formação ainda trabalhou num gabinete em Santarém e em 2013 lançou-se na aventura de abrir o seu próprio espaço. Não teve apoios nenhuns a não ser da própria família. O facto de já ter uma boa carteira de clientes ajudou na decisão.
A maioria dos clientes são mulheres mas “os homens estão cada vez mais vaidosos e preocupam-se muito com a imagem e com a aparência”. Os serviços mais procurados pelo sexo feminino são aqueles que servem para retardar o envelhecimento. E “nesta altura começam as preocupações com o peso, porque está a chegar o Verão e a altura de vestir o fato de banho”, diz, considerando que “é pena que as senhoras só se preocupem nesta altura, porque se fizessem o tratamento durante todo o ano os resultados seriam muito mais eficazes”.
Já os homens procuram o seu espaço principalmente para fazer a depilação a laser e procuram muito a pedicure. “Também há homens que fazem depilação a cera, que custa um bocadinho mais, mas normalmente não mostram o sofrimento, fazem-se fortes”, conta. “Os mais velhos aparecem sozinhos e, habitualmente, “por causa do pneuzinho que começa a aparecer com a idade”. Os mais novos normalmente vão com as namoradas ou por indicação delas “para tirar o pelo”.
Dina Dias explica que tem “soluções para todos os que entram no gabinete” e dá também aconselhamento sobre as melhores opções em cada caso. Na opinião de Dina Dias, “as pessoas têm que se sentir bem com elas próprias e hoje em dia a imagem conta muito, conta até muitas vezes mais do que a beleza interior e isso é mau”, considera.
Dina gosta muito do que faz e passa praticamente o dia inteiro no gabinete. “Entro no espaço às 9h30 e saio sempre depois das 21h00”. O La Donna está aberto de segunda a sábado. É precisa muita dedicação e investimento e até criou dois postos de trabalho que prestam serviços de cabeleireiro. Dina Dias dedica-se tanto ao salão que os tempos livres são poucos ou nenhuns mas “ao domingo é dia de almoçar fora e de dar um passeio”.
Outras das paixões de Dina é a decoração de interiores. “Se não fosse esteticista seria provavelmente decoradora”. A esteticista conta que o mundo da decoração a fascina porque gosta de “criar e mudar” e até já fez alguns trabalhos nessa área para algumas amigas “que gostaram imenso”.
Acrescenta que tem pessoas na família que não mudam nada em casa sem primeiro lhe pedir opinião. Fazer as duas coisas de que mais gosta é impossível porque o dia só tem 24 horas. “Quando temos um negócio, este exige dedicação a 100 por cento. É como o velho ditado que diz que quem toca muitos burros algum fica para trás”, refere.
A área da estética está em constante inovação. “Todos os anos há feiras da especialidade”. Em Portugal a mais importante é a ExpoCosmética e realizou-se no mês de Abril no Porto. “Aproveitei e trouxe algumas novidades como um novo aparelho de radiofrequência, trouxe também uma nova marca de cosméticos”. As formações também são constantes para se manter actualizada.

“Os homens estão cada vez mais vaidosos”

Mais Notícias

    A carregar...