uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Quando correr se transforma num vício bom para a saúde

Quando correr se transforma num vício bom para a saúde

Grupo de nove pessoas criou secção de atletismo na Granja de Vialonga. Secção pretende acima de tudo fomentar o gosto pelo desporto e promover o companheirismo, ao mesmo tempo que leva mais longe o nome da Sociedade Recreativa da Granja.

Jorge Teixeira, Jorge Lourenço, Osvaldo Rodrigues, José Rebocho e Filipe Ramalho são alguns dos principais rostos envolvidos na criação da nova secção de atletismo da Sociedade Recreativa da Granja (SRG), em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira.
O grupo, composto sobretudo por gente da terra, já corria unido por todo o país nas diferentes provas que se iam realizando e daí até formar uma secção de atletismo na associação da Granja foi um pequeno passo. “Agora, quando formos para determinada prova, levamos a camisola da sociedade e o nome da Granja um pouco mais longe”, contam a O MIRANTE.
São, acima de tudo, um grupo de amigos apaixonados por correr e praticar desporto e esperam agora, com a sua iniciativa, cativar mais pessoas da região para se juntarem a eles e correrem também contra o sedentarismo. A SRG já teve uma secção de atletismo no passado, onde chegou até a produzir campeões nacionais, mas com o passar dos anos foi definhando até acabar por completo.
“Quando o João Niza [presidente da direcção] nos desafiou a reactivar a secção de atletismo não pensámos duas vezes e aqui estamos. Somos oficialmente uma secção desde o início de Janeiro”, conta Jorge Teixeira. O grupo explica que, nesta fase inicial, a secção está focada na corrida mas numa vertente de lazer, convívio e amizade, ao invés de um carácter meramente competitivo.
“Quem sabe no futuro, dependendo da adesão que venha a existir, se poderemos pensar em algo mais forte a nível competitivo. Para já é sobretudo um grupo de pessoas que se junta para correr. Não queremos dar passos maiores que as pernas, queremos um percurso consolidado”, explica o grupo. Correr na secção não tem custos e há treinos regulares. O grupo explica que tem a ambição de vir a organizar uma ou mais provas na Granja.
“É bom ver que a corrida está na moda e que há muita gente a correr e a fazer desporto. Agora com os novos equipamentos ribeirinhos que há no concelho isso ainda se torna melhor. O desporto de rua é muito importante e felizmente os automobilistas também já respeitam mais quem está a correr, porque estão mais sensibilizados”, explica Filipe Ramalho.
O grupo elege a freguesia de Vialonga como um bom sítio para correr, com um grande pulmão verde, muitas subidas e trilhos interessantes. “Temos um pouco de tudo para toda a gente e é precisamente isso que nos torna especiais”, contam.
Outro dos objectivos é também abrir ainda mais a secção às atletas femininas, já que actualmente existe apenas uma mulher no grupo. “Não temos para já condições para pagar a grandes atletas que nos consigam primeiros lugares nas provas mas temos pessoas que correm por gosto. Nem tudo no desporto tem de estar ligado a vencer, basta estarmos a fazer o melhor de nós”, conta o grupo.

Quando correr se transforma num vício bom para a saúde

Mais Notícias

    A carregar...