uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Coruche renova presidência da Rede Europeia de Territórios Corticeiros

Edição de 12.05.2016 | Economia

O município de Coruche renovou por mais três anos a sua presidência na comissão executiva da RETECORK - Rede Europeia de Território Corticeiros. Desde 2013 que o município preside à comissão e vai agora para o segundo mandato após deliberação na assembleia geral da entidade, realizada no dia 28 de Abril em San Vicente de Alcántara, Espanha.
O presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, referiu que assume este novo mandato “com grande sentido de responsabilidade”, destacando que o município “tem feito uma aposta estratégica na fileira da cortiça, liderando inclusive um conjunto de projectos, tais como o Observatório do Sobreiro e da Cortiça e a FICOR - Feira Internacional da Cortiça”. O autarca acredita também que “o trabalho em rede é fundamental para o reforço dos territórios corticeiros, os quais sendo exclusivos do Mediterrâneo, são únicos no Mundo”.
Os restantes órgãos sociais da RETECORK também se mantêm: o município de San Vicente de Alcántara preside à assembleia geral e município de Vendas Novas continua no conselho fiscal.
A RETECORK foi criada a partir do primeiro encontro de territórios corticeiros que teve lugar em Palafrugell (Espanha) em Outubro de 2006 que promoveu a constituição de uma Associação de Colectividades Corticeiras a nível europeu. Em Abril de 2007 constituiu-se formalmente em Cassà de la Selva a Rede Europea de Territórios Corticeiros composta inicialmente por 23 associados de Espanha, Portugal, Itália e França. Actualmente são cerca de 70 os sócios da rede vindos dos quatro países.
Nesta assembleia, Coruche aproveitou para promover a oitava edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça que se realiza de 25 a 29 de Maio no Observatório do Sobreiro e da Cortiça na vila ribatejana.
A próxima reunião da RETECORK está agendada para o final do ano em Ponte de Sôr.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...