uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alcanena reforça aposta no turismo de natureza com requalificação dos Olhos d’Água

Alcanena reforça aposta no turismo de natureza com requalificação dos Olhos d’Água

No feriado de Quinta-feira de Ascensão, o município apresentou também o projecto “Percorrer e Conhecer o concelho de Alcanena”, que inclui vários percursos pedestres e de BTT.

A Câmara Municipal de Alcanena inaugurou na Quinta-feira de Ascensão, feriado municipal, a requalificação da praia fluvial dos Olhos de Água e apresentou um projecto ligado ao desporto de natureza intitulado “Percorrer e Conhecer o Concelho de Alcanena”. No dia da espiga, 5 de Maio, a chuva não ajudou e fez cancelar algumas actividades no exterior mas não tirou importância ao momento simbólico.
Foram muitas as intervenções realizadas na praia fluvial ao longo dos últimos cinco anos, como os melhoramentos no talude rochoso que ameaçava ruir, a requalificação do passadiço de madeira, ampliação e remodelação do Centro de Ciência Viva, o parque de campismo ou o parque infantil. Um investimento que, no total, contabilizou cerca de um milhão de euros com ajuda de apoios comunitários.
Para além da inauguração simbólica das obras de requalificação, com o tradicional descerrar da placa, foi apresentado o projecto “Percorrer e Conhecer o concelho de Alcanena”, no auditório do Centro de Ciência Viva. Este é um projecto ligado ao desporto da natureza com a criação de zonas de reforço muscular, percursos interpretativos com Road Book, orientação, percursos de BTT e vários percursos pedestre por todo o concelho.
Destas possibilidades apresentadas pelo técnico superior de Desporto da autarquia, Nuno Henriques, há a destacar os 11 percursos pedestres distribuídos pelas freguesias do concelho, de cerca de 107 km com 8 rotas de ligação. Esta diversidade de percursos possibilita ao visitante apreciar diferentes paisagens existentes no concelho, desde a serra à charneca ou ao vale.
Destaque também para o Centro de BTT com os seus 5 circuitos com cerca de 192 km com 4 níveis de dificuldade, também eles distribuídos pelo concelho. Este centro é um dos sete homologados em Portugal e contará com o conhecido ciclista ribatejano Marco Chagas como padrinho. A informação sobre todas estas actividades, os percursos com mapas e outras informações podem ser consultadas em folhetos ou no site da autarquia.
A presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, disse que este projecto representa um passo importante numa área que o município pretende continuar a apostar e desenvolver ainda mais. É aposta do município alargar o leque de possibilidades com mais projectos do género como canoagem, parapente ou escalada.
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, destacou a importância da aposta nestas actividades físicas, e que são cada vez mais uma tendência, podendo trazer benefícios para Alcanena com a criação de novos negócios e à fixação de mais jovens. Potencializa o turismo e a vinda de mais gente ao concelho, sendo uma ajuda ao comércio e restauração.

Perda de serviços na saúde e na justiça lembrada no 102º aniversário do concelho de Alcanena

Sessão solene decorreu no domingo, 8 de Maio, nos paços do concelho

A Câmara Municipal de Alcanena assinalou no domingo, 8 de Maio, o 102º aniversário da fundação do concelho. Na sessão solene, realizada no salão nobre dos Paços do Concelho, tiveram a palavra os representantes dos vários partidos com representação no executivo e assembleia municipal.
Todos fizeram um balanço da actividade municipal nos últimos anos. Artur Rodrigues do Movimento Independente pelo Concelho de Alcanena (ICA) foi o mais duro nas críticas à gestão socialista.
A perda de valências na área da saúde, no tribunal e a reforma administrativa que levou à agregação de freguesias foram das questões mais referidas e tidas como uma preocupação nos discursos dos intervenientes. Sobre as freguesias, Fernanda Asseiceira, presidente da câmara municipal, referiu que o executivo municipal irá novamente, através de uma moção, reforçar a sua posição contra a agregação de freguesias, esperando que o actual governo volte brevemente, como prometeu, a reavaliar a situação. A autarca destacou ainda o trabalho feito para reduzir a dívida da autarquia e ainda a redução dos problemas ambientais que vinham afectar o concelho.
No dia em que se comemorou o 102º aniversário da fundação do concelho, Fernanda Asseiceira destacou que “hoje temos um concelho melhor, que muito nos orgulha e que, juntos, conseguiremos que fique ainda melhor”.
O dia começou com o hastear da bandeira na Praça 8 de Maio, seguido por uma romagem ao cemitério da vila, com deposição de flores no monumento de homenagem aos promotores e fundadores do concelho.

Alcanena reforça aposta no turismo de natureza com requalificação dos Olhos d’Água

Mais Notícias

    A carregar...