uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Oposição diz que local onde está o monumento a Salgueiro Maia não é digno

Oposição diz que local onde está o monumento a Salgueiro Maia não é digno

No rescaldo das comemorações do 25 de Abril em Santarém, e a pretexto da intervenção prévia feita no Jardim dos Cravos, ouviram-se críticas sobre o estado da zona envolvente, onde existem alguns prédios em ruínas.

A operação de cosmética de que foi alvo o Jardim dos Cravos e zona envolvente nos dias anteriores às comemorações do 25 de Abril em Santarém não passou despercebida à oposição, que elogiou a cerimónia onde esteve o Presidente da República, embora também tenha voltado a considerar que o local não é o mais digno para acolher o monumento evocativo de Salgueiro Maia. Sobretudo devido ao conjunto de prédios em ruínas existente nas costas da estátua do capitão de Abril.
Na última reunião do executivo camarário, o vereador Ricardo Segurado (PS) deu nota da limpeza e das pinturas feitas no espaço e também na chaimite (viatura militar) que compõe o monumento de Salgueiro Maia, bem como dos tapumes brancos colocados por detrás do palanque onde foram feitos os discursos, destinados a tapar as casas em ruínas. E, com ironia, disse que seria bom que o Presidente da República viesse a Santarém todos os meses visitar locais necessitados de requalificação, “porque assim haveria garantias de vontade e meios para melhorar certas zonas”.
Na sessão da assembleia municipal o assunto também foi falado, tendo sido o eleito do movimento Mais Santarém a abrir o tema. Armando Rosa regozijou-se pela cerimónia do 25 de Abril em Santarém e pela homenagem a Salgueiro Maia mas apontou alguns aspectos negativos, como “a indignidade do local onde as celebrações continuam a ser feitas”. Prova disso, declarou, foi a intervenção feita “para tapar as misérias ali existentes”.
Igualmente incisivo nessa assembleia municipal foi o eleito socialista Tiago Preguiça, ao referir que a colocação de tapumes no Jardim dos Cravos “comprova a inacção sistemática” da Câmara de Santarém para dar um local mais condigno ao monumento a Salgueiro Maia. “Aquele local como está não é digno de ter lá a estátua”, afirmou.
Na resposta, na assembleia municipal de 29 de Abril, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), lamentou as intervenções pela negativa acerca desse assunto e na última reunião do executivo camarário, a 2 de Maio, disse que seria sempre objecto de críticas, quer se procedesse à pintura da chaimite ou não. Quanto aos tapumes, explicou que foram colocados com a colaboração da União de Freguesias da Cidade e do proprietário dos imóveis degradados ali existentes. O autarca acrescentou que tem informações de que o proprietário dos prédios está a pensar avançar com um projecto para requalificação daquela área.

Oposição diz que local onde está o monumento a Salgueiro Maia não é digno

Mais Notícias

    A carregar...