uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira da Saúde fez o raio-x à população de Benavente

Feira da Saúde fez o raio-x à população de Benavente

O parque 25 de Abril, em Benavente, foi o palco da primeira edição da Feira da Saúde, no sábado, 14 de Maio, numa organização conjunta da rede social da Câmara de Benavente com a AIT - Associação Internacional de Temperança, que realizou centenas de rastreios junto da população para a promoção de um estilo de vida saudável.
A convite da autarquia, a Associação Internacional de Temperança decidiu juntar-se à feira com o seu programa Expo Saúde (denominado de “newstart”), realizando um check-up gratuito para a população de Benavente. Ao longo do jardim diversos ateliês foram disponibilizados para as pessoas poderem realizar testes de colesterol e glicemia, medir a tensão arterial, efectuar a prova do teste do degrau, ou saber qual a sua forma física actual. Os visitantes também tiveram a possibilidade de medir indicadores como a altura, o peso, o perímetro abdominal, a percentagem de gordura corporal, a função respiratória e até a sua idade biológica, ou seja, a expectativa de vida da pessoa em função da idade actual.
Daniel Bastos, responsável pela secção nacional da Expo Saúde, que abarca oito factores indispensáveis para a saúde: a nutrição, o exercício, o descanso, a água, a luz solar, o ar, a temperança - moderação em relação ao que faz mal à saúde - e a confiança, salientou a importância da feira para a comunidade local de Benavente, principalmente a população mais idosa.
“Em vez de enfrentarem as filas nos centros de saúde oferecemos a possibilidade de uma pessoa fazer no local a avaliação da sua situação, através de pequenos testes. O objectivo foi o de sensibilizar as pessoas para terem um maior cuidado com a sua saúde, porque o estilo de vida é a principal causa de doenças. A maior parte das patologias estão directamente relacionadas com o estilo de vida”, vincou.
Catarina Vale, vereadora para a Acção Social e Saúde da Câmara de Benavente, agradeceu também o contributo de diversas instituições e agentes locais que efectuaram outros rastreios na feira.

Feira da Saúde fez o raio-x à população de Benavente

Mais Notícias

    A carregar...