uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Odete Silva lembrada no dia municipal do bombeiro em Vila Franca de Xira

Odete Silva lembrada no dia municipal do bombeiro em Vila Franca de Xira

Corporações lembraram que é preciso reforçar os mecanismos de voluntariado. Na cerimónia foi baptizada a nova ambulância dos bombeiros da Póvoa de Santa Iria com o nome de Odete Silva, falecida em Março último.

As cerimónias do dia municipal do bombeiro do concelho de Vila Franca de Xira, que este ano se realizaram na cidade da Póvoa de Santa Iria, na manhã de domingo, 15 de Maio, tiveram como epicentro as homenagens a Odete Silva, deputada e presidente da associação dos bombeiros da cidade, falecida em Março último.
“Eras tu que devias estar aqui. Perpetuaremos a tua memória. Prometo em conjunto com a direcção continuar a honrar o trabalho que aqui deixaste”, disse, emocionada, Andreia Revez, actual presidente dos Bombeiros da Póvoa, perante um forte aplauso da população. A cerimónia serviu também para inaugurar a nova ambulância da corporação, financiada em parte pela Câmara de Vila Franca de Xira, que tem uma placa com o nome de Odete Silva e visa perpetuar a memória da dirigente.
“A perda da Odete foi um duro golpe para todos, ela teve uma meritória actividade cívica, ficou na memória de todos como uma mulher sempre disponível para encontrar soluções para os problemas”, lembrou Alberto Mesquita (PS), presidente do município. Também Rui Rama da Silva, da Liga dos Bombeiros Portugueses, lembrou Odete Silva e a “valia extraordinária” que deixou na corporação da Póvoa. Já Pedro Araújo, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, classificou Odete Silva como “uma figura incontornável e marcante dos bombeiros deste concelho”, que sempre “lutou por políticas mais justas para os bombeiros”.

É preciso reforçar o voluntariado
Melhorar e aumentar os mecanismos de financiamento e encontrar forma de aumentar o voluntariado nas corporações de bombeiros do concelho de Vila Franca de Xira foram as principais preocupações manifestadas. “Creio que falo por todos nesta matéria: a falta de voluntários é um motivo de preocupação, podemos ter preocupações de índole financeira mas os recursos humanos são mais difíceis de encontrar. Precisamos de mais incentivos ao voluntariado e apelamos para que a câmara intervenha nesse sentido”, frisou Andreia Revez, presidente dos Bombeiros da Póvoa.
A dirigente deu como exemplo a possibilidade de ser estudado um “modelo municipal de apoio ao voluntariado nos bombeiros”, para que mais bombeiros voluntários se juntem aos quartéis. Andreia Revez lembrou também as “fragilidades financeiras” das corporações e as leis de financiamento estatal que “não correspondem” às necessidades.
A cerimónia, além de distinguir bombeiros com vários anos de serviço, serviu também para promover seis jovens que concluíram com êxito os exames e as 450 horas de formação que dão acesso à carreira de bombeiro voluntário - Ana Fernandes, Carlos Freire, Romeu Pereira, João Dias, Carla Teixeira e Rita Catarino.
O comandante operacional do agrupamento distrital do sul, Elísio Oliveira, elogiou as corporações de Vila Franca de Xira, classificando-as de “um bom exemplo” pela forma como “defendem os cidadãos do seu concelho e do seu distrito”.
O dia municipal do bombeiro é um momento em que o município presta homenagem aos bombeiros das seis corporações do concelho - Vila Franca de Xira, Castanheira do Ribatejo, Alhandra, Alverca, Póvoa de Santa Iria e Vialonga. Este ano o município disponibilizou em orçamento cerca de 800 mil euros para as corporações, verba destinada sobretudo aos grupos de intervenção permanente, apoio a despesas de funcionamento e pagamento de seguros e equipamentos.

Odete Silva lembrada no dia municipal do bombeiro em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...