uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Inclusão social e escolar de alunos de etnia cigana através do teatro

Inclusão social e escolar de alunos de etnia cigana através do teatro

Parceria em Vialonga entre INATEL e Companhia do Teatro Ildefonso Valério

O Grupo de Teatro Cegada desenvolveu uma parceria com o Agrupamento de Escolas e a Fundação INATEL para a realização do projecto “Representa-Te”, destinado à inclusão social e escolar dos alunos de etnia cigana de Vialonga.
O projecto, que está integrado do calendário lectivo até ao final do ano, junta professores e actores a leccionar, em contexto de sala de aula, um conteúdo programático de formação e criação artística no âmbito da disciplina de Expressão Dramática.
É coordenado pela técnica do Gabinete de Apoio à Família, Lígia Vitorino (mãe de Leonor Teles, a jovem realizadora recentemente galardoada com o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim) e tem como objectivo o desenvolvimento nos alunos de competências cognitivas e sociais, que lhes permitam a sua integração e inclusão, na escola e na sociedade, por via da sensibilidade e da arte.
A direcção do Agrupamento revelou a
O MIRANTE que já é notório em alguns alunos o aumento da capacidade de concentração, da confiança, do respeito pelo outro e da compreensão de alguns códigos sociais, claros indicadores da concretização dos objectivos propostos, sublinhando que “só a continuidade e o aumento do financiamento permitirá estender esta vertente pedagógica a mais alunos e a mais escolas”.
O projecto “Representa-Te” é totalmente financiado pelo Fundo de Inovação Social da Fundação INATEL, resultante da parceria entre o Agrupamento de Escolas e a Companhia de Teatro, que lamenta não ter qualquer apoio do executivo do Município de Vila Franca de Xira.

Inclusão social e escolar de alunos de etnia cigana através do teatro

Mais Notícias

    A carregar...