uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Oposição critica propaganda da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira

Oposição critica propaganda da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira

Assembleia de freguesia aprovou prestação de contas e relatório de gestão. Executivo foi obrigado a justificar quanto gasta nos outdoors e outros meios de informação das actividades na freguesia.

A bancada do Partido Socialista, uma das forças da oposição na Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira, questionou na última sessão daquele órgão o executivo da junta de freguesia, liderado por Mário Calado (CDU), sobre os gastos que têm sido feitos em propaganda.
Desde que a CDU tomou posse que a cidade tem estado com vários outdoors a informar a população da obra feita, e desde Março que foi lançado um boletim informativo próprio. João Trindade, do PS, questionou a forma como o executivo tem divulgado as suas acções e a forma como aproveitou subsídios da câmara para recuperar património que estava muito degradado.
“O que queremos colocar tem a ver com os custos de toda esta divulgação, para não lhe chamar outra coisa, que o executivo achou por bem fazer, quer em outdoors quer noutros suportes”, notou João Trindade, exigindo saber quanto é que tudo custou aos cofres da junta. “E gostava de saber também o que é que foi feito aos placards com uns senhores sorridentes e de capacete que estiveram no jardim do Bom Retiro. É que já tivemos a informação do executivo que custaram cerca de 4 mil euros e foram retirados”, questionou.
Mário Calado reagiu dizendo que os socialistas deviam ter tido a mesma preocupação quando ocuparam o cargo e explicou que a elaboração do boletim insere-se numa “estratégia de comunicação” que a junta “achou por bem” levar a cabo. “Naturalmente a uma escala menor que noutras autarquias”, vincou.
Os outdoors são propriedade da junta e João Conceição, membro do executivo da junta, explicou que são usados “para dar a conhecer o que está a ser melhorado e o que acontece na freguesia”. O autarca notou que as redes sociais são também “um conjunto de meios de divulgação necessários” e que, no global, os outdoors custam “abaixo de 4 mil euros” à junta, não explicando se anual ou mensalmente.
“Os cartazes no Bom Retiro em momento algum diziam que ia existir uma intervenção naquele local. Quando a junta voltar a estar em acção os cartazes reaparecerão. Voltaremos a usá-los porque temos de poupar”, explicou. João Conceição explicou que os custos correspondem a quatro por cento dos proveitos com taxas que a junta recolhe da publicidade comercial na cidade, que rondam os 86 mil euros. Os documentos de prestação de contas e o relatório de gestão foram aprovados pela maioria CDU e Coligação Novo Rumo e a abstenção do PS.

Ases de Povos sentiram-se excluídos pela junta
O dirigente do grupo “Ases de Povos”, que tem feito um trabalho importante de dinamização daquele bairro vilafranquense, Nuno Onça, esteve presente na sessão para lamentar que, este ano, a junta de freguesia tenha optado por realizar um programa próprio da celebração do 25 de abril sem passar cartão ao grupo, que ainda não está constituído juridicamente em associação.
O ano passado, recorde-se, os Ases de Povos dinamizaram um evento sem igual no bairro para celebrar o 25 de Abril, com espectáculos, desporto, animação e convívio. “Infelizmente ainda não conseguimos ter capital para nos registarmos como associação mas já temos muito trabalho realizado”, lamentou o dirigente.
Mário Calado (CDU) respondeu que não houve “qualquer intenção” de “travar fosse o que fosse” para a realização dos festejos do 25 de Abril naquele bairro. Mas a verdade é que o apoio financeiro ou logístico para ajudar o grupo a fazer o evento não foi entregue. “A junta festeja sempre o 25 de Abril em Povos e vai continuar a fazê-lo, assim tenha forma e condições”, notou.

Oposição critica propaganda da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...