uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A eterna juventude da centenária Abrantes numa superfesta de seis dias

A eterna juventude da centenária Abrantes numa superfesta de seis dias

De 9 a 14 de Junho há animação para todos os gostos e todas as idades. Num espaço de seis dias vai ser possível assistir a concertos de bandas como The Gift ou Azeitonas e assistir a um concerto inédito com Marisa Liz dos Amor Electro e Luís Represas, acompanhados pela International Promenade Symphony Orchestra. E há ainda tasquinhas, doçaria, animação de rua, música de DJ e música popular, desporto e tudo o mais que uma festa pode ter.

A cidade de Abrantes faz cem anos no dia 14 de Junho. As celebrações decorrem ao longo do ano mas o foco principal está centrado no período habitual das festas da cidade que este ano é de 9 a 14. No último dia decorrem as cerimónias oficiais e quando se realiza, no Castelo, o “Concerto do Centenário” com Marisa Liz, vocalista dos Amor Electro e Luís Represas, acompanhados pela “International Promenade Symphony Orchestra”, que reunirá músicos de diferentes orquestras sinfónicas.
Estão programados dezenas de espectáculos musicais para todos os gostos mas a festa tem de tudo um pouco. Exposição e venda de artesanato, doces regionais, tasquinhas, desporto, design urbano. Quem não é da cidade nem precisa de mapa, basta seguir o som da animação, seja de rua ou de palco. Quem quiser algumas orientações saiba que o palco principal está na Praça Barão da Batalha e que há um segundo palco na Praça Raimundo Soares. Também haverá música e animação na Praça D. Francisco de Almeida, uma espécie de Praça dos DJ que abre todas as madrugadas a partir da uma hora e no Jardim da República, ponto de encontro de quem gosta de música bem popular tocada por grupos e cantores como “Street Band”, Carlos Catarino, Semáforo, Remedium Santu, F&M, ou David Alves que começam todos os dias a tocar por volta das oito da noite fazendo o aquecimento para os concertos dos palcos principais.
No palco da Praça Barão da Batalha os concertos estão marcados para as 22 horas mas ninguém acredita que comecem a essa hora. Dia 9 toca a Orquestra Ligeira do Exército; dia 10, feriado, Dia de Portugal é a vez dos The Gift. Para 11 estão programados os Azeitonas. Na noite de 12, Domingo é ali que se faz o Arraial do Centenário com David Antunes & The midnight Banda e na Segunda Feira sobem aso palco as “Vozes de Abrantes” com um concerto que constitui integralmente um tributo a Abrantes com música dos mais prestigiados músicos portugueses, a participação especial de artistas abrantinos e uma dinâmica multimédia, através de fotografias e vídeos.
Pelo palco da praça Raimundo Soares, a seguir aos concertos da Barão da Batalha, passam Salomé Silveira & Band; Hotplay (Tributo aos Coldplay); Fel e a Filarmónica Eléctrica Livre, Kwantta e Hand Made. O open ibérico de Agility, concurso nacional de saltos (hipismo), torneio olímpico jovem de Abrantes, Torneio de escolinhas de futebol, canoagem, xadrez, voleibol de praia, um encontro de micro carros e side cars são algumas das variadíssimas actividades que se desenrolam noutras zonas da cidade.

A eterna juventude da centenária Abrantes numa superfesta de seis dias

Mais Notícias

    A carregar...