uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira Nacional de Agricultura dedicada à fruta portuguesa

Feira Nacional de Agricultura dedicada à fruta portuguesa

Certame decorre entre 4 e 14 de Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas de Santarém. Programa de animação musical conta com nomes com os D.A.M.A., David Fonseca, Jorge Palma e Agir.

A 53.ª edição da Feira Nacional da Agricultura (FNA) vai decorrer, de 4 a 12 de Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, tendo este ano por tema a “Fruta Portuguesa”.
Ao longo de nove dias, o certame vai mostrar “o melhor da produção nacional”, aliando aos eventos de promoção dos produtos agroalimentares a exposição de equipamentos e máquinas agrícolas, com destaque para as inovações tecnológicas no sector, informa uma nota do CNEMA, que organiza o evento.
O certame, que integra também a 63.ª Feira do Ribatejo, conta ainda com a presença de associações e cooperativas agrícolas e com espaços dedicados ao artesanato, às vendas e à gastronomia.
Um dos pavilhões acolhe o salão “Prazer de Provar”, com a mostra e degustação do que de melhor se produz em Portugal e com acções dirigidas a produtores, consumidores e profissionais, com destaque para a área dedicada aos vencedores dos Concursos Nacionais de produtos portugueses, que têm vindo a decorrer no CNEMA ao longo dos últimos meses. A feira inclui, ainda, um programa de seminários e colóquios para “debate e discussão dos principais temas agrícolas”, adianta a nota.
Um dos destaques da feira será a conferência internacional “Os grandes desafios para a inovação na agricultura”, que terá a participação dos comissários europeus da Agricultura, Phil Hogan, e da Inovação, Carlos Moedas, e do director-geral do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, José Graziano da Silva.
O seminário, agendado para 9 de Junho, insere-se num conjunto de perto de 40 conferências e ‘workshops’ sobre temas que vão das questões da contabilidade, financiamento, investimento às questões da internacionalização e das exportações ou, ainda, relativas à produção e à alimentação.
Aproveitando os milhares de visitantes que anualmente visitam a Feira Nacional da Agricultura, o espaço do CNEMA acolhe os certames Fersant - Feira Empresarial da Região de Santarém, promovido pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, e Lusoflora de Verão - Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal, organizada pela APPPFN.
Do programa de animação constam vários concertos, com destaque para os D.A.M.A (10 de Junho), David Fonseca e Agir (11 de Junho) ou a banda de David Antunes com os convidados Pedro Fernandes, Jorge Palma, Rui Unas e João Paulo Rodrigues (dia 9).
Tradições ribatejanas, como largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular, marcarão também presença.

Feira Nacional de Agricultura dedicada à fruta portuguesa

Mais Notícias

    A carregar...