uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Governo abre a porta a financiamento para quartel dos bombeiros de Vialonga

Governo abre a porta a financiamento para quartel dos bombeiros de Vialonga

Município de Vila Franca de Xira está disponível para suportar dez por cento do custo total da obra. Bombeiros de Vialonga estão em instalações exíguas e com poucas condições para quem presta socorro à população.

O Governo abriu a porta à possibilidade de vir a financiar parte dos custos com a obra de construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Vialonga com fundos comunitários. Caso a promessa se cumpra pode haver lançamento da obra até ao final deste ano. A garantia foi dada pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, durante uma visita ao actual quartel.
O governante mostrou-se sensível aos problemas de espaço da corporação, que estão num quartel demasiado velho - usado há 39 anos - e admitiu canalizar fundos europeus destinados a obras de melhoria das condições operacionais para a intervenção florestal. Verbas onde o novo quartel de Vialonga pode ser incluído. Se assim for, a obra pode vir a ter 85 por cento de financiamento europeu, e outros dez por cento financiados pela câmara municipal, que já se disponibilizou para esticar o apoio até aos 15 por cento por considerar que Vialonga é um “problema” e que noutras obras o apoio camarário tem rondado os 25 por cento.
“Falta resolver o problema de Vialonga. Com a visita do secretário de Estado poderemos estar perante a apresentação de uma candidatura que resolva o problema de vez. Por nós, já fizemos o que tínhamos de fazer: cedemos um terreno para o quartel, validámos o projecto e tudo o mais que estava ao nosso alcance. Agora espero que a obra se inicie o mais depressa possível”, notou Alberto Mesquita (PS), presidente da câmara, na última reunião de câmara, onde o assunto foi discutido por proposta da coligação Novo Rumo.
Rui Rei, da coligação liderada pelo PSD, defendeu que a câmara defina se “aquilo que a corporação faz é ou não importante para a actividade regular da protecção civil” e, se sim, o novo quartel deve ser prioridade. “Todos nós esperamos que, rapidamente, os bombeiros de Vialonga possam ter condições dignas. Cá estaremos para apoiar a construção”, assegurou Ana Lídia Cardoso, da CDU.

Governo abre a porta a financiamento para quartel dos bombeiros de Vialonga

Mais Notícias

    A carregar...