uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festa do Entroncamento entre o largo da câmara e o largo do mercado

Festa do Entroncamento entre o largo da câmara e o largo do mercado

Santamaria, Carlão, Átoa, UHF, Tributo aos Queen e a “prata da casa". As festas da cidade do Entroncamento e de S. João decorrem de 17 a 25 de Junho no centro da cidade. Há dois palcos com animação musical. Um no largo da câmara (José Duarte Coelho), onde também estão as tasquinhas, e outro na praça Salgueiro Maia.

É uma festa que celebra anualmente a elevação do Entroncamento a cidade, ocorrida a 20 de Junho de 1991 e o dia de S. João, que não é santo padroeiro mas que dá nome a uma das duas freguesias do concelho, aquele onde a festa decorre. A outra é a de Nossa Senhora de Fátima. Este ano decorre de 17, sexta-feira, a 25, sábado.
O palco principal vai estar montado em frente ao edifício da câmara municipal, no Largo José Duarte Coelho, também conhecido por largo da câmara. É também nesse espaço que funcionam as “tasquinhas” dos clubes e associações que aproveitam para ganhar algum dinheiro que ajude a desenvolver as suas actividades ao longo do ano. Ali ao lado, na Praça Marechal Carmona, vai estar uma exposição de Material do Regimento de Manutenção que está sediado na cidade.
O segundo palco está montado na praça Salgueiro Maia, muitas vezes designada por Praça do Mercado porque ali ao lado funciona o mercado diário. A ligar as duas praças está uma rua pedonal, em calçadinha portuguesa (Luís Falcão de Sommer) onde vão funcionar as barraquinhas de artesanato e de outros negócios e actividades.
A maioria dos artistas musicais é da terra e dos arredores. Cantores e músicos amadores, alguns com muitos anos de actividade, com discos gravados e passagens pela televisão. Ricardo Rebelo (dia 19) é de Tomar. Os Gringos (20) e os Fun2rock (21) são grupos locais com muitos anos de todo o tipo de palcos e de músicas. Os mais jovens uniram-se no projecto “5POR80” (23). Vão actuar também ao longo das noites de 18, 24 e 25 diversos DJs.
Com visibilidade nacional foram contratados pela Câmara Municipal do Entroncamento, o cantor Carlão e os grupos Santamaria (17), UHF (25), Tributo aos Queen - One Vision (22) e a “boys band” Átoa (24).
Com o Euro 2016 a decorrer vai ser instalado um ecrã gigante no Largo José Duarte Coelho, para quem vai à festa poder seguir os jogos. Paralelamente às festas decorre um concurso de montras e está também prevista a realização de subidas em balão de ar quente.
No palco da praça Salgueiro Maia realizam-se espectáculos com coros e grupos de dança das escolas, aulas de zumba, danças latinas, kizomba e sevilhanas, banda filarmónica, escola de cavaquinhos da universidade sénior, fado de Coimbra e espectáculos com o orfeão do Entroncamento e os acordeonistas Teresa & Rodrigo Maurício. O programa detalhado está disponível no site oficial do município e na sua página do facebook.

Programa religioso
No dia 19, domingo, pelas 16 horas, realiza-se uma missa na igreja da Sagrada Família (Igreja Matriz), seguida de uma procissão que termina na Capela de S. João Baptista. No dia 24, dia de S. João, há missa na capela de S. João Baptista, a partir das 18h30.

Festa do Entroncamento entre o largo da câmara e o largo do mercado

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques