uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarcas por um dia. E chega…

Autarcas por um dia. E chega…

A Câmara de Santarém convidou alunos de algumas escolas do concelho para acompanharem o presidente e os vereadores com pelouros durante um dia. Os jovens gostaram da experiência mas não ficaram cativados pela actividade, que consideram cansativa e sempre em contra-relógio.

Os jovens que participaram na iniciativa “Hoje Sou Autarca”, promovida pela Câmara de Santarém, adoraram a experiência mas são poucos aqueles que ficaram com vontade de enveredar por uma carreira na política. Nove alunos dos agrupamentos de escolas do concelho acompanharam durante todo o dia de quarta-feira, 8 de Junho, o presidente do município e vereadores nas actividades em agenda.
Logo pela manhã tiveram uma reunião com o presidente, Ricardo Gonçalves, conheceram as instalações da câmara municipal e depois seguiram para uma reunião nos estaleiros da autarquia na zona industrial. O carro foi conduzido pelo secretário pessoal do presidente e os três jovens viajaram no banco de trás. Foi o presidente que abriu a porta aos meninos, parecia um autêntico segurança.
A reunião no estaleiro foi sobre a recolha de lixo no concelho, um tema na ordem do dia e objecto de críticas. A jovem Maria Inês Madeira “pensava que a reunião seria numa sala muito maior e com mais pessoas”. Já o colega Diogo Rodrigues “pensava que eram as pessoas que iam à câmara e não a câmara às pessoas”. Depois foram conhecer as instalações do estaleiro municipal.
Perto das 11h00, Joana Costa e Miguel Pereira seguiram com a vereadora Inês Barroso para uma reunião na Casa do Ambiente em Santarém. O tema, como não podia deixar de ser, foi o ambiente e como se devia sensibilizar a população a cuidar do mesmo e a preservar algumas linhas de água no concelho. Ali os jovens foram convidados pela vereadora a darem as suas opiniões e a fazerem as suas propostas.

Um trabalho sempre em contra-relógio
Joana Costa explicou a O MIRANTE que foi uma experiência muito gira mas também muito cansativa. “Agora é que nos apercebemos o quanto é difícil fazer este trabalho. É sempre em contra-relógio, há sempre muita coisa para fazer”. A jovem não gostava de ser política no futuro porque acha que não tem muito jeito para essa área. Joana quer ser pediatra. Miguel Pereira também considera que “não conseguiria ser político porque teria uma agenda muito preenchida” e também não sabe “discursar muito bem”. Miguel quer ser piloto de aviões.
Ser presidente da câmara também não é uma ideia que passe pela cabeça de Martim Ferreira e Leonor Xavier. Martim explica que ser político não faz parte dos seus interesses e Leonor explica que não faz o seu género. A jovem conta a O MIRANTE que não acompanha muito a política nem lê jornais, mas gosta de ver o telejornal com o seu pai. Alguns jovens já conheciam os políticos locais através dos jornais e já os viram algumas vezes na escola. Mas não seguem o Facebook dos políticos.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves explicou a O MIRANTE a importância da iniciativa “para aproximar os jovens da política”. Acrescenta que a sua agenda não foi alterada, “apenas nas reuniões os assuntos foram abordados de forma mais ligeira”.

Autarcas por um dia. E chega…

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques