uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
No dia de todas as homenagens em Abrantes até uma bebé foi medalhada

No dia de todas as homenagens em Abrantes até uma bebé foi medalhada

Presidente da República esteve nas comemorações do centenário de elevação a cidade e assistiu à homenagem a cem personalidades e entidades ligadas ao concelho, algumas delas a título póstumo.

Foi a primeira vez que o Presidente da República viu uma bebé ser homenageada. Marcelo Rebelo de Sousa esteve na terça-feira, 14 de Junho, em Abrantes para as comemorações do centenário de elevação a cidade, e assistiu à sessão em que o município homenageou 100 personalidades e instituições ligadas ao concelho. Na cerimónia, que decorreu no Cineteatro São Pedro, também foram distinguidos os funcionários da autarquia com 25 de serviço.
Marcelo Rebelo de Sousa considera que a homenagem a uma bebé _ Matilde, a primeira criança que nasceu este ano no Hospital de Abrantes oriunda do concelho - “significa que não se assinala apenas o passado”, mas também que “se reconhece o mérito do presente” e “que se aposta no futuro”. Ou seja: “Abrantes celebra 100 anos mas olha para o futuro”.
Na lista de homenageados constou ainda o nome de Maria de Lourdes Pintassilgo, abrantina que assumiu o cargo de primeiro-ministro entre Agosto de 1979 e Janeiro de 1980 e amiga de Marcelo Rebelo de Sousa. “Ela era à sua maneira como a presidente da câmara é. Maria de Lourdes Pintassilgo era uma mulher independente, com uma isenção total e uma força da natureza como são os abrantinos”, referiu.
Maria do Céu Albuquerque no seu discurso disse que “hoje honramos todas e todos aqueles os que fizeram estes 100 anos da nossa fresca Abrantes”. A autarca quer “que cada abrantino seja um protagonista local, regional, nacional ou internacional para juntos construirmos o nosso futuro colectivo”, considerando que “não podemos ficar apenas a assistir e demitir-nos dessa responsabilidade”.
Bruno Neto, um dos homenageados, natural do Tramagal, chefe de uma missão médica humanitária na Serra Leoa, falou por todos os homenageados num curto discurso onde disse que apesar de não viver em Abrantes, tal como alguns outros homenageados, tem orgulho das suas raízes. “Que nunca esqueçamos de onde viemos e aquilo que somos, aquilo que trabalharam os nossos pais e avós. Nós e os nossos filhos estamos cá para lutar e para continuar a expandir a ideia de que não somos só cidades, não somos só pessoas, não somos só instituições, somos o sonho e o coração de querermos ser mais”, afirmou.
Os ex-presidentes da Câmara de Abrantes, Humberto Lopes, Nelson Carvalho e José Bioucas (este a título póstumo), também foram homenageados. Nelson Carvalho não marcou presença no evento. O vice-presidente da Assembleia da República, Jorge Lacão, o ex-deputado Nelson Baltazar, a pintora Maria Lucília Moita, que residiu em Abrantes de 1954 até 2011, data da sua morte, entre outros nomes ligados a instituições, associações e clubes desportivos ligados à cidade foram também distinguidos.
No final da cerimónia, que contou com a presença do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, um mar de gente quis cumprimentar e tirar fotografias com o Presidente da República.

No dia de todas as homenagens em Abrantes até uma bebé foi medalhada

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques