uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Rafa Silva é uma estrela do futebol nacional mas não esquece as origens

Futebolista de Vila Franca de Xira mantém contacto com antigos colegas e visita frequentemente a família. Discreto, educado, humilde e bem-humorado é como os antigos colegas de Rafa na formação do FC Alverca descrevem o craque que está no europeu em França com a selecção nacional. E garantem que a fama não lhe subiu à cabeça.

O campeonato europeu de futebol está a jogar-se em França e entre os 23 seleccionados que representam Portugal está Rafa (diminutivo de Rafael) Silva. O extremo de 23 anos, natural de Vila Franca de Xira, pisa os mais importantes relvados do mundo mas não esquece as raízes e sempre que pode visita os amigos e a família, que reside no Forte da Casa, freguesia desse concelho.
“Não tem muito tempo para ir a casa, mas sempre que pode gosta de visitar os familiares, são as pessoas mais importantes para ele”, diz Iã Pereira, ex-colega de equipa das escolas do Futebol Clube de Alverca, agora a viver na Alemanha, numa entrevista a O MIRANTE.
Declarações reforçadas por outro amigo do craque que joga no Sporting de Braga. Guga Teixeira, residente em Alverca, partilhou o balneário com Rafa e tem uma excelente imagem do ex-colega. “Ele ainda se dá com os amigos da região. Não é muito o meu caso, pois o trabalho também não possibilita, mas trocamos mensagens regularmente e falamos quando ele marca algum golo ou faz uma exibição de destaque”, diz.
Guga diz mesmo que a “grande base de Rafa é o apoio familiar” e destaca o irmão mais velho, José Carlos, como “o melhor amigo e o que mais o apoia”. O MIRANTE tentou falar com o irmão, mas não foi possível. “A família é tudo para ele e vice-versa”, diz Iã Pereira ao referir que na casa do jogador sempre se acreditou no potencial de Rafa e fizeram-no querer ainda mais alcançar os objectivos, “não só por ele próprio mas também por aqueles que o apoiavam”.
Rafa começou a dar toques na bola no Atlético Povoense, da Póvoa de Santa Iria, mudou-se em 2004 para o FC Alverca onde esteve sete anos antes de rumar aos juniores do Feirense. Dois anos depois estava na Primeira Liga a representar o Sporting de Braga, onde cedo começou a dar nas vistas, a ponto de ser frequentemente apontado aos grandes do futebol nacional.
A “rápida ascensão”, como Guga classifica, não alterou em nada a personalidade do jogador, que descreve como uma pessoa discreta e correcta. “Ele era um miúdo simples e divertido e continua super discreto. Não que ele passe essa imagem propositadamente, pois ele é mesmo assim”, assume Guga Teixeira ao lembrar ainda que “era um rapaz bem humorado que trazia muitas piadas ao balneário”.
Iã Pereira, também ele antigo colega de equipa das escolas do FC Alverca, refere que Rafa não se deslumbrou com o sucesso, como por vezes acontece com outras estrelas do futebol nacional e internacional. “O Rafa continua a mesma pessoa que conheci e convivi durante anos, sempre humilde e nunca mudou a sua maneira de ser e de estar com os amigos que lhe são próximos”, diz.
Tanto Guga como Iã não se mostram surpresos com o lugar de Rafa no futebol português. “É fruto do trabalho dele, ele sempre se destacou a nível técnico”, diz Guga. “Sempre foi o jogador que não tinha qualquer dúvida que um dia iria conquistar o seu sonho. Todos com quem jogou nos escalões de formação sabiam que ele se iria tornar profissional se continuasse com a sua postura e determinação”, afirma Iã Pereira.
Apesar de estar a participar na segunda competição internacional pela selecção A - esteve presente no Mundial 2014 (Brasil) - os dois amigos acreditam que Rafa Silva vai subir ainda mais na carreira. “Acredito que ainda não se sente satisfeito, ainda quer mais e tem muito pela frente visto que é jovem e bastante ambicioso”, aponta Iã Pereira. Já Guga espera ver o jogador vingar num clube estrangeiro já na próxima época.

Mais Notícias

    A carregar...