uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Largadas, sardinhas e muito convívio nas festas da Castanheira do Ribatejo

Largadas, sardinhas e muito convívio nas festas da Castanheira do Ribatejo

Programa é variado e há eventos para todos os gostos entre 24 e 26 de Junho. Festas em honra de São João são cada vez mais uma referência no concelho de Vila Franca de Xira.

Entre os dias 24 e 26 de Junho a vila da Castanheira do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, volta a acolher os tradicionais festejos em honra de São João, uma festa que cada vez mais se assume como referência no concelho, apresentando largadas, distribuição de sardinha assada, animação e muito convívio.
As largadas de gado bravo, que movimentam sempre muitas dezenas de aficionados, estão agendadas para as 18h00 e 23h30 do dia 25 e para as 10h00 do último dia da festa, 26 de Junho. O sábado é também o dia alto da festa com a grande noite da sardinha assada, a partir das 20h00, com a distribuição de sardinha às tertúlias inscritas na junta de freguesia.
Mas há mais motivos de interesse no programa das festas deste ano, a começar logo no primeiro dia, sexta-feira, 24 de Junho, pelas 12h00, com o tradicional almoço de convívio da Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade (APATI). Há missa na capela de São João marcada para as 18h30, seguida de procissão acompanhada pela fanfarra dos Bombeiros da Castanheira e a inauguração da festa está marcada para as 20h00. A noite é dedicada em palco às danças de salão com atletas do Juventude da Castanheira e da AREPA do Porto Alto. O conjunto geração XXI abre o baile às 22h30.
O segundo dia de festa abre às 9h30 com uma caminhada entre a farmácia Tejo e o Monte dos Castelinhos. Às 15h00 há um desfile da escola de equitação, da Escola de Toureio José Falcão, das tertúlias e da fanfarra dos Bombeiros da Castanheira. Às 16h30 haverá uma missa na igreja de São Bartolomeu presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás. Às 17h30 decorre um encierro na Rua Dona Laura Palha.
No dia 25, a partir das 20h00, haverá também animação pelas ruas com sevilhanas do Juventude da Castanheira e marchas da Associação Cultural e Recreativa das Quintas. A APATI realiza um desfile de moda às 21h30 com o grupo de música popular portuguesa do Centro Popular de Cultura e Desporto da Póvoa de Santa Iria e às 21h45 haverá marchas da associação das Quintas. Para as 22h00 está agendada uma actuação das sevilhanas da escola do Club Azambujense e o conjunto Madeira Show anima o baile a partir das 22h30. O segundo dia de festa termina virado para a juventude com a actuação de John Goullart depois da 1h30.
O último dia dos festejos é também aquele mais dedicado à fé, começando logo às 9h30 com uma romagem ao cemitério em homenagem aos antigos dirigentes da comissão de festas. Às 10h30 há uma missa solene na igreja de São Bartolomeu e às 15h15 a banda da Filarmónica Incrível Pontevelense chega para acompanhar a procissão em honra de São João, que sai à rua depois das 16h00. A fanfarra dos bombeiros da freguesia também acompanha a procissão, que percorrerá as principais ruas da vila. Para as 18h00 está marcado o leilão de fogaças, há um desfile de ranchos às 20h30 e uma noite de dança a partir das 21h30 com sevilhanas e ranchos. O encerramento das festas é dado pouco antes da meia-noite, havendo lugar ao tradicional fogo-de-artifício.

Largadas, sardinhas e muito convívio nas festas da Castanheira do Ribatejo

Mais Notícias

    A carregar...